As contribuições do estudo das corporalidades indígenas para estudantes de escolas não indígenas

Contributions to the study of indigenous corporealities for students of non-indigenous schools

Autores

  • Fabrício Gurkewicz Ferreira IFRO
  • Lediane Fani Felzke

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as contribuições que o estudo das corporalidades indígenas proporcionam acerca do conhecimento do corpo e das relações sociais junto às escolas não indígenas. A pesquisa é de natureza qualitativa, sendo que a coleta de dados foi feita por meio da aplicação de questionários com questões abertas. Como resultados, verificamos que os conhecimentos sobre as corporalidades indígenas possibilitaram aos estudantes modificarem a sua visão a respeito dos povos indígenas, em relação a sua organização sociocultural e, também, reconhecerem como estão expostos a discriminação. O desenvolvimento dessa pesquisa nos mostrou a importância da interação intercultural, a fim de se estabelecer relações críticas e construtivas com sujeitos de culturas diferentes, o que, em uma sociedade tão diversa como a nossa, é fundamental.

Palavras-chave: Cultura. Corpo. Corporalidades Indígenas.

 

Abstract

This paper aims to analyze the contributions that the study of indigenous corporealities provide about knowledge of the body and social relations with non-indigenous schools. The research is of a qualitative nature, and the data collection was done through the application of questionnaires with open questions. As a result, we found that knowledge about indigenous corporealities enable students to modify their view of indigenous peoples, in relation to their socio-cultural organization and, also, recognizing how they are exposed to discrimination. The development of this research showed us the importance of intercultural interaction, in order to establishing critical and constructive relationships with the subjects from diferente cultures, which, in a Society as diverse as ours, is fundamental..

Keywords: Culture. Body. Indigenous Corporealities.

 

 

Biografia do Autor

Fabrício Gurkewicz Ferreira, IFRO

Doutorando em Educação Física pela UNB. Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) pelo IFRO, campus Calama. Professor de Educação Física do IFRO, campus Ji-Paraná. Pesquisador do GETEA (IFRO, campus Ji-Paraná) e NECON (UNB).

Email: fabricio.gurkewicz@ifro.edu.br     Orcid: 0000-0001-8834-0808

Lediane Fani Felzke

 

Doutora em Antropologia Social pela UNB. Professora do mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do IFRO, campus Calama. Líder do grupo de pesquisa GETEA (IFRO, campus Ji-Paraná).

Email: lediane.fani@ifro.edu.br          Orcid: 0000-0002-5367-1209

Downloads

Publicado

27/07/2021

Edição

Seção

Artigos