Políticas sociais de atendimento à infância: discussões sobre um projeto social

Políticas sociales para el cuidado infantil: discusiones de un proyecto social

Autores

Resumo

Esta escrita é um recorte de um projeto de intervenção realizado em um programa de mestrado profissional no Rio Grande do Sul. Esta pesquisa tem como foco os estudos sobre as políticas sociais de atendimento à infância que se configuram em um projeto de apoio sócioeducativo da cidade de Jaguarão/RS. Apresenta como objetivo geral compreender e analisar as influências das políticas sociais de atendimento à infância no projeto. Metodologicamente se caracteriza como uma pesquisa qualitativa (BOGDAN; BIKLEN , 1994) do tipo intervenção pedagógica (DAMIANI, 2012) e utilizou as entrevistas semiestruturadas para obtenção dos dados. São apresentadas a seguir algumas reflexões e análises feitas pelos sujeitos da pesquisa sobre as ações e as demandas do projeto.Entendeu-se a urgência de se pensar em novos caminhos possíveis para o futuro do projeto e dos alunos que ali se encontram.

Palavras-chave: Infância; Políticas Públicas e Sociais; Projeto Social.

 

Resumen

Este escrito es un extracto de un proyecto de intervención realizado en Máster Profesional en Educación. Esta investigación se centra en estudios sobre las políticas sociales de cuidado infantil que se configuran en un proyecto de apoyo socioeducativo en la ciudad de Jaguarão/RS. Su objetivo general es comprender y analizar las influencias de las políticas sociales de atención a la infancia en el proyecto. Metodológicamente se caracteriza por ser una investigación cualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994) del tipo intervención pedagógica (DAMIANI, 2012) y utilizó entrevistas semiestructuradas para obtener los datos. A continuación se presentan algunas de las reflexiones y análisis realizados por los sujetos de investigación sobre las acciones y demandas del proyecto. Entendemos la urgencia de pensar en nuevos caminos posibles para el futuro del proyecto y de los estudiantes que allí se encuentran.

Palabras clave: Infancia; Políticas Públicas y Sociales; Proyecto social.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabrielle Coelho dos Santos , Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa (2018). Atualmente é mestranda em Educação (PPGEdu) pela Universidade Federal do Pampa e professora da rede municipal de Pelotas/RS, gabriellecoelhodossantos@gmail.com, Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6763-322X

 

Ana Cristina da Silva Rodrigues, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Licenciatura Em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2008). Atualmente é professora Adjunta III na Universidade Federal do Pampa, professora do Mestrado Profissional em Educação e Diretora do Campus Jaguarão, anacristina@unipampa.edu.br, Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3887-8233

Downloads

Publicado

01/05/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 162
  • pdf downloads: 284

Como Citar

COELHO DOS SANTOS , G.; DA SILVA RODRIGUES, A. C. . Políticas sociais de atendimento à infância: discussões sobre um projeto social : Políticas sociales para el cuidado infantil: discusiones de un proyecto social . Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3941. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos