Educação das Relações Étnico-Raciais na formação em Pedagogia

Education of Ethnic-Racial Relations in Pedagogy training

Autores

  • José Cavalcante Lacerda Junior Instituto Federal do Amazonas

Resumo

Educar nas relações étnico-raciais é uma necessidade para a vivência educativa e democrática na conjuntura contemporânea. Imerso nessa perspectiva, o texto em cena tem por finalidade verificar como os acadêmicos de Pedagogia, em seu processo de formação, percebem a Educação das Relações Étnico-Raciais - ERER. Como estratégia metodológica utilizou-se de um questionário semiestruturado disponibilizado no âmbito da disciplina “Educação das Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos” ministrada entre os meses de agosto e setembro de 2020, através da modalidade Educação a Distância – EAD nas cidades de Coari, Lábrea e Tefé, Estado do Amazonas, e Boa Vista e Mucajaí, Estado de Roraima. Os dados foram organizados a partir da análise de conteúdo e os resultados demonstram que a ERER foi percebida entre uma abordagem que a visibiliza e se torna necessária no âmbito da escola e uma condição que invisibiliza e se torna naturalizante em dinâmicas além dos muros da escola.  

Palavras-chave: Relações étnico-raciais; Formação; Pedagogia.

 

 

Abstract

Educating in ethnic-racial relations is a necessity for the educational and democratic experience in the contemporary context. Immersed in this perspective, the text on stage aims to verify how the students of Pedagogy, in their formation process, perceive the Education of Ethnic-Racial Relations - ERER. As a methodological strategy, a semi-structured questionnaire was made available under the discipline “Education of Ethnic-Racial Relations and Human Rights” taught between the months of August and September 2020, through the Distance Education modality - Distance Education in the cities of Coari, Lábrea and Tefé, State of Amazonas, and Boa Vista and Mucajaí, State of Roraima. The data were organized from content analysis and the results demonstrate that ERER was perceived between an approach that makes it visible and becomes necessary in the school context and a condition that makes it invisible and becomes naturalizing in dynamics beyond the school walls.

Keywords: Ethnic-racial relations; Formation; Pedagogy.

Biografia do Autor

José Cavalcante Lacerda Junior, Instituto Federal do Amazonas

Professor do Instituto Federal do Amazonas – Ifam, campus Manaus Distrito Industrial. Doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia - PPGCASA da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestre em Educação em Ciências na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - PPGEECA da Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Licenciado em Filosofia, Psicologia e Pedagogia. Email: jose.cavalcante@ifam.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9697-8377.

Downloads

Publicado

26/07/2021

Edição

Seção

Artigos