Abordagens mistas na Pesquisa em Educação: levantamento e análise das dissertações (2017-2019) do PPGE/UFMG

Mixed approaches in Education Research: survey and analysis of dissertations (2017-2019) from PPGE / UFMG

Autores

  • Jânio Ribeiro dos Santos Universidade Federal do Piauí (UFPI) / Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Marismênia Nogueira dos Santos Universidade Estadual do Ceará - UECE/Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE https://orcid.org/0000-0002-3538-5129
  • Natasha Alves Correia Lima Universidade Estadual do Ceará - UECE /Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE https://orcid.org/0000-0002-9675-5381

Resumo

O campo da pesquisa em Educação é relativamente novo, mais ainda são os estudos acerca das abordagens mistas de pesquisa, dada a disputa entre paradigmas que marcam o desenvolvimento da Ciência. O objetivo deste artigo é apresentar e analisar um levantamento das dissertações com abordagens mistas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo como recorte temporal, o triênio 2017, 2018 e 2019. A investigação foi realizada por meio da abordagem qualitativa, com análise documental. Como documentos, foram encontradas 128 dissertações, sendo 115 (90%) pesquisa qualitativa e 13 (10%) abordagem mista. Como resultado, foi possível mensurar que a abordagem mista de pesquisa é uma prática desejável para a elevação da pesquisa social, porém raramente utilizada abertamente, como podemos observar na terminologia das amostras analisadas.

Palavras-chave: Pesquisa em Educação; Abordagens Mistas de Pesquisa; Análise de Dissertações com Abordagens Mistas.

 

Abstract

The goal of this article is to present and analyze a survey of dissertations with mixed approaches from the Program Post-Graduation on Education at the Federal University of Minas Gerais, in the triennium 2017, 2018 and 2019. The investigation was carried out through the approach qualitative, with documentary analysis. As documents, 128 dissertations were found, with 115 (90%) qualitative research and 13 (10%) mixed approach. As a result, it was possible to measure that the mixed approach to research is a desirable practice for elevating social research, however, it is rarely used openly, as we can see in the terminology of the analyzed samples.

Keywords: Education Research;  Mixed Research Approaches;  Analysis of Master's Dissertation with Mixed Approaches.

 

Biografia do Autor

Jânio Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do Piauí (UFPI) / Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA). Professor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), lotado na Coordenação do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB). Membro do Grupo de Pesquisa Educação e Movimentos Sociais (GPEMS/UFS); do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação do Campo (GEPEC/UFBA); e, do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, História, Educação e Emancipação Humana (GPOSSHE/UECE) E-mail: janioribeiro@ufpi.edu.br. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-9488-290X

Marismênia Nogueira dos Santos, Universidade Estadual do Ceará - UECE/Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Analista em Gestão Educacional do Estado de Pernambuco. Pesquisadora-colaboradora do Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário (IMO) E-mail: marismenia.santos@aluno.uece.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3538-5129

Natasha Alves Correia Lima, Universidade Estadual do Ceará - UECE /Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC). Graduada no curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. Habilitada em Administração Escolar pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente encontra-se como Professora da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. E-mail: natasha.lima@aluno.uece.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9675-5381

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Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos