Abordagens mistas na Pesquisa em Educação: levantamento e análise das dissertações (2017-2019) do PPGE/UFMG
Mixed approaches in Education Research: survey and analysis of dissertations (2017-2019) from PPGE / UFMG
Resumo
O campo da pesquisa em Educação é relativamente novo, mais ainda são os estudos acerca das abordagens mistas de pesquisa, dada a disputa entre paradigmas que marcam o desenvolvimento da Ciência. O objetivo deste artigo é apresentar e analisar um levantamento das dissertações com abordagens mistas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo como recorte temporal, o triênio 2017, 2018 e 2019. A investigação foi realizada por meio da abordagem qualitativa, com análise documental. Como documentos, foram encontradas 128 dissertações, sendo 115 (90%) pesquisa qualitativa e 13 (10%) abordagem mista. Como resultado, foi possível mensurar que a abordagem mista de pesquisa é uma prática desejável para a elevação da pesquisa social, porém raramente utilizada abertamente, como podemos observar na terminologia das amostras analisadas.
Palavras-chave: Pesquisa em Educação; Abordagens Mistas de Pesquisa; Análise de Dissertações com Abordagens Mistas.
Abstract
The goal of this article is to present and analyze a survey of dissertations with mixed approaches from the Program Post-Graduation on Education at the Federal University of Minas Gerais, in the triennium 2017, 2018 and 2019. The investigation was carried out through the approach qualitative, with documentary analysis. As documents, 128 dissertations were found, with 115 (90%) qualitative research and 13 (10%) mixed approach. As a result, it was possible to measure that the mixed approach to research is a desirable practice for elevating social research, however, it is rarely used openly, as we can see in the terminology of the analyzed samples.
Keywords: Education Research; Mixed Research Approaches; Analysis of Master's Dissertation with Mixed Approaches.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 473
- pdf downloads: 1162