A coordenação pedagógica na EJA – EPT (Proeja): desafios e perspectivas de atuação no sertão de Alagoas

Pedagogical coordination at EJA - EPT (Proeja): challenges and expectations of action in the backlands of Alagoas

Autores

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar a percepção dos professores-coordenadores na atuação junto ao Curso Técnico de nível médio integrado em Alimentos, EJA – EPT (Proeja), no IFAL, Campus Piranhas – Sertão alagoano. Metodologicamente, a investigação foi desenvolvida no âmbito da pesquisa-ação que orienta a sequência de reflexão-ação sobre o contexto. Essa escolha metodológica é uma opção política, pois propõe uma orientação emancipatória dos sujeitos envolvidos, tendo a crítica social como propósito. Buscamos, desse modo, refletir sobre a gestão do Curso e dimensionar a necessidade de compreensão das especificidades dos sertanejos trabalhadores-estudantes. As análises sinalizam a ausência de formação inicial e continuada direcionada aos professores-coordenadores. Entre os resultados encontrados, constatamos que a referida atividade é tensionada pela multiplicidade de questões organizacionais e administrativas.

Palavras-chave: Educação de jovens e adultos; Coordenação Pedagógica; Educação profissional.

 

Abstract 

The objective of this paper is to present the perception of the teacher-coordinators during their work with the Technical Course of Integrated High School in Feeding, EJA - EPT (Proeja) at Ifal, Campus Piranhas – Backlands of Alagoas. The investigation was developed within the scope of an action research that guides the sequence of reflection-action on the context. This methodological choice is a political option, as it proposes an emancipatory orientation of the subjects involved, with the purpose of developing social criticism. We tried to reflect on the management of the Course and assess the need to understand the specificities of the backland working students. The analyzes show the absence of initial and continuous teacher-coordinator training. We realized that this activity is hampered by the amount of organizational and administrative issues.

Key words: Youth and Adult Education, Pedagogical Management; Professional Education.

Biografia do Autor

Victor Hugo Santos de Souza, instituto federal de alagoas

Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica no Programa de Pós-Graduação de Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT pelo Instituto Federal de Alagoas – IFAL. Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas. Assistente em Administração no IFAL Campus Piranhas. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação de Jovens e Adultos (GIPEJA/IFAL/CNPQ)

E-mail: victor.souza@ifal.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7368-9166

Maria do Socorro Ferreira dos Santos

Doutorado Interdisciplinar em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Mestrado em Letras, pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Licenciada em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba – UEPB.  Professora do Instituto Federal de Alagoas, Campus Marechal  Deodoro, lecionando em diversos Cursos Técnicos e Superiores. Professora do Programa de Pós-Graduação de Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT/IFAL. Líder do Grupo Interdisciplinar em Educação Profissional e Tecnológica (GPEPT/IFAL/CNPq)

E-mail: socorro.santos@ifal.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0910-3607

Jailson Costa da Silva

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL, com período sanduíche no Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/UERJ). Professor do curso de licenciatura em Física do IFAL, área: Formação de Professores. Faz parte do Fórum Alagoano de Educação de Jovens e Adultos (FAEJA). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) - GT-18. Líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Educação de Jovens e Adultos (GIPEJA/IFAL/CNPq).

E-mail: jailson.costa@ifal.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5078-3603

 

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Publicado

28/07/2021

Edição

Seção

Artigos