A Sala de Recursos Multifuncionais no processo da inclusão escolar: desafios e possibilidades em evidência

La Sala de Recursos Multifuncionales en el proceso de inclusión escolar: desafíos y posibilidades en evidencia

Autores

  • Vera Lúcia Reis da Silva verareis@ufam.edu.br
    Universidade Federal do Amazonas - UFAM
  • Dnávia Miranda Neves Lobato dnaviamn@hotmail.com
    Secretaria Municipal de Educação (SEMED) https://orcid.org/0000-0002-5728-5313

Resumo

Este artigo objetiva evidenciar desafios e possibilidades da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) no processo de inclusão escolar em uma escola municipal de Humaitá/AM. A descrição analítica é parte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento e, inicialmente, se debruça nas ações desenvolvidas na Sala de Recursos Multifuncionais, através do Atendimento Educacional Especializado (AEE) a alunos público-alvo da educação especial, mediante dados coletados no Censo Escolar, no Projeto Político Pedagógico (PPP) e no Caderno de Registros da professora da SRM. Os dados evidenciaram que os desafios estão em torno da falta de conhecimentos dos professores em relação a educação especial. Contudo, a SRM tem sido o ponto demarcador com possibilidades de desenvolvimento de um trabalho promissor com ações de apoio aos professores, pais e alunos com necessidades educacionais especiais.

Palavras-chave: Sala de Recursos Multifuncionais; Atendimento Educacional Especializado; Inclusão Escolar.

 

Resumen:

Este artículo tiene como objetivo destacar los desafíos y posibilidades de la Sala de Recursos Multifuncionales (SRM) en el proceso de inclusión escolar en una escuela municipal de Humaitá/AM. La descripción analítica forma parte de una maestría en investigación en desarrollo y, inicialmente, se centra en las acciones desarrolladas en la Sala de Recursos Multifuncionales, a través de la Atención Educacional Especializada (AEE) a los estudiantes de educación especial, a través de datos recogidos en el Censo Escolar, el Proyecto Político Pedagógico (PPP) y el Libro de Registros de la profesora de la SRM. Los datos mostraron que los desafíos están en torno a la falta de conocimiento de los profesores en relación con la educación especial. Sin embargo, la SRM ha sido el punto de partida con posibilidades de desarrollar un trabajo prometedor con acciones para apoyar a profesores, padres y estudiantes con necesidades educativas especiales.

Palabras clave: Sala de Recursos Multifuncionales; Atención Educacional Especializada; Inclusión Escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lúcia Reis da Silva, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Doutora em Educação. Professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Campus de Humaitá/AM. Atua nos cursos de Graduação e no Programa de Pós-graduação de Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH). Tem experiência na área da Educação, atuando nos seguintes temas de estudo: Formação de professores; Metodologias; Docência universitária; Ensino superior; Professores iniciantes; Práticas pedagógicas; Desenvolvimento profissional docente.

E-mail: verareis@ufam.edu.br orcid: htts://orcid.org/0000-0003- 4166-5386.

Dnávia Miranda Neves Lobato, Secretaria Municipal de Educação (SEMED)

Professora da rede pública municipal. Formação em Normal Superior e Licenciatura em Ciências Biológica e atualmente cursa a pós-graduação nível de Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades – IEAA/UFAM na cidade de Humaitá/AM.

E-mail: dnaviamn@hotmail.com  orcid: http://orcid.org/0000-0002-5728-5323 

Downloads

Publicado

01/05/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 451
  • pdf downloads: 365

Como Citar

REIS DA SILVA, V. L.; MIRANDA NEVES LOBATO, D. A Sala de Recursos Multifuncionais no processo da inclusão escolar: desafios e possibilidades em evidência: La Sala de Recursos Multifuncionales en el proceso de inclusión escolar: desafíos y posibilidades en evidencia. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3870. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos