Contexto da Educação de Jovens e Adultos

Context of Youth and Adult Education

Autores

Resumo

Trata-se de uma resenha crítica do livro Educação de Jovens e Adultos: sujeitos, saberes e práticas, dos autores José Rubens Lima Jardilino e Regina Magna Bonifácio de Araújo, que aborda os contextos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir das seguintes temáticas: a trajetória da EJA no Brasil, leis e decretos que a permeiam, políticas governamentais e não-governamentais, conferências e fóruns da modalidade, evasão escolar, educandos e educadores e juvenilização. Os temas foram explorados, criticamente, pelos autores, por meio de revisões bibliográficas, levantamentos estatísticos e mapeamentos de pesquisas. Nesta perspectiva, a obra nos proporciona reflexão rigorosa e aprofundamento teórico sobre a conjuntura da EJA no Brasil, bem como enriquece o arcabouço de produções sobre esta modalidade educativa ao passo que reitera a importância do fortalecimento de novas pesquisas neste campo.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Trajetória; Educandos e Educadores.

 

Abstract

This is a critical review of the book Education of Young people and adults: subjects, knowledge and practices, by the authors José Rubens Lima Jardilino and Regina Magna Bonifácio de Araújo, which addresses the contexts of Youth and Adult Education (in Portuguese: EJA), from the following themes: the trajectory of the EJA in Brazil, laws and decrees that permeate, governmental and non-governmental policies, conferences and forums of the modality, school dropout, students and educators and juvenileization. The themes were critically explored by the authors, through bibliographic reviews, statistical surveys, research mappings. In this perspective, the work provides us with rigorous reflection and theoretical deepening on the conjuncture of the EJA in Brazil, as well enriches the framework of productions on this educational modality while reiterating the importance of strengthening new research in this field.

Keywords: Youth and Adult Education; Trajectory; Students and Educators.

 

Biografia do Autor

Andiara Martins Dias, UESB

Licenciada em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Rede Municipal de Educação de Vitória da Conquista. Mestranda em Ensino no Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn), da UESB. Membra do Grupo Colabor(Ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (DFCH/Uesb/CNPq).

Email: andiangell@hotmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5618-3748

Danilo Pereira da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual da Bahia (UESB). Mestrando em Ensino no Programa de Pós-graduação em Ensino (PPGEn), da UESB. Bolsista na modalidade de Mestrado Acadêmico pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Membro do Grupo Colabor(Ação): Estudos e Pesquisas em Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (DFCH/Uesb/CNPq).

Email: danyllosilva9593@gmail.com   Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2408-2093

Downloads

Publicado

29/07/2021

Edição

Seção

Resenhas