A Educação Superior Brasileira no Novo Milênio e as Mudanças no Universo Discente

La Educación Superior Brasileña en el Nuevo Milenio y los Cambios en el Universo Estudiantil

Autores

Resumo

Este artigo discute as mudanças no cenário político brasileiro no novo milênio, analisando as políticas educacionais e as suas repercussões no universo discente. Metodologicamente, a pesquisa se baseou em três fontes básicas: a bibliografia acadêmica, os documentos oficiais do governo e os macrodados da Sinopse Estatística da Educação Superior do Instituto Nacional Anísio Teixeira (INEP). Acerca do perfil discente, os dados analisados obedeceram a critérios espaciais e temporais, considerando a realidade nacional (Brasil), Regional (Nordeste) e local (Paraíba), nos anos de 2004, 2010 e 2017. Tais políticas propiciaram uma nova configuração social e econômica do corpo discente, aliando-se com a orientação de democratizar o ensino superior, levado à periferia dos grandes centros e aos mais longínquos rincões do país.

Palavras chave: Educação superior; Perfil discente; Políticas educacionais.

 

 

Resumen

Este artículo discute los cambios en el escenario político brasileño en el nuevo milenio, analizando las políticas educativas y sus repercusiones en el universo estudiantil. Metodológicamente, la investigación se basó en tres fuentes básicas: la bibliografía académica, los documentos oficiales del gobierno y los macrodatos de la Sinopsis Estadística de la Enseñanza Superior del Instituto Nacional Anísio Teixeira (INEP). En cuanto al perfil del alumnado, los datos analizados siguieron criterios espaciales y temporales, considerando la realidad nacional (Brasil), regional (Nordeste) y local (Paraíba) en 2004, 2010 y 2017. Estas políticas proporcionaron una nueva configuración social y económica del alumnado, aliada a la orientación de democratizar la enseñanza superior, llevada a la periferia de los grandes centros y a los rincones más alejados del país.

Palabras clave: Educación superior; Perfil del alumnado; Políticas educativas.

 

Biografia do Autor

Damião de Lima, Universidade Federal da Paraí­ba

Doutor em História pela Universidade de São Paulo, Mestre em Economia e Graduado em História pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é Professor da Universidade Federal da Paraíba, atuando no Departamento de História, no Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior e no Mestrado Profissional em Ensino de História. 

E-mail: damlima@hotmail.com       Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1441-5413

Ana Paula Furtado Soares Pontes, UFPB

 

Doutora em Educação, Mestra em Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco.  Atualmente, é professora da Universidade Federal da Paraíba, atuando no Departamento de Habilitações Pedagógicas e no Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior. 

E-mail: ana.pontes@academico.ufpb.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8992-9091 

Edlamar Oliveira dos Santos, IFPE

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Mestra em Ciencias de La Educación Superior - Universidad de Matanzas Camilo Cienfuegos e Licenciada em Geografia pela Universidade Federal de Roraima. Atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco, no curso de Licenciatura em Geografia e no curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica.

E-mail: edlamarsantos@reitoria.ifpe.edu.br  Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9852-3237

Downloads

Publicado

30/07/2021

Edição

Seção

Artigos