Investigando as relações entre as práticas em espaços de educação não formal e formal
Researching relations between formal and non-formal educational spaces practicing
Resumo
Os espaços de educação não formal (EENF) voltados à divulgação e difusão das ciências, além de servir a toda a sociedade podem também contribuir para a formação docente a partir da articulação entre universidade-museu-escola, formando profissionais melhor qualificados para pensar diferentes estratégias de integração. Busca-se investigar as relações existentes entre a prática pedagógica e as atuações em EENF. A pesquisa foi composta por licenciados e licenciandos atuantes ou não em diferentes espaços de educação com um total de 31 participantes. Pode-se perceber que esta relação se mostra positiva tanto para alunos como para docentes, influenciando a sua prática profissional. Há a possibilidade de melhorar as relações se houver incentivo das universidades ainda na formação docente, inclusive situando a divulgação científica como campo de atuação dos profissionais de diferentes áreas.
Palavras-chave: Espaços de educação não formal; Prática pedagógica; Formação profissional
Abstract
The non-formal educational spaces (NFES) propensed to scientific communication and diffusion besides serving the whole society can also improve teacher’s formation by coordinating university-museum-school, developing better qualified professionals to conceive diverse integrating strategies. It seeks to investigate the relationship between pedagogical praxis and NFES-acting. The research gathered 31 bachelors and undergraduate students acting or not on various educational spaces. This relation can be perceived as positive to both students and teachers, influencing their professional practice. There is room to improve this relationship with encouragement from universities among the teaching graduates, even putting scientific diffusion as a practicing area to professionals from numerous fields.
Palavras-chave: non-formal educational spaces; Pedagogical practice; Professional training
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 226
- pdf downloads: 191