Investigando as relações entre as práticas em espaços de educação não formal e formal

Researching relations between formal and non-formal educational spaces practicing

Autores

Resumo

Os espaços de educação não formal (EENF) voltados à divulgação e difusão das ciências, além de servir a toda a sociedade podem também contribuir para a formação docente a partir da articulação entre universidade-museu-escola, formando profissionais melhor qualificados para pensar diferentes estratégias de integração. Busca-se investigar as relações existentes entre a prática pedagógica e as atuações em EENF. A pesquisa foi composta por licenciados e licenciandos atuantes ou não em diferentes espaços de educação com um total de 31 participantes. Pode-se perceber que esta relação se mostra positiva tanto para alunos como para docentes, influenciando a sua prática profissional. Há a possibilidade de melhorar as relações se houver incentivo das universidades ainda na formação docente, inclusive situando a divulgação científica como campo de atuação dos profissionais de diferentes áreas.

Palavras-chave: Espaços de educação não formal; Prática pedagógica; Formação profissional

 

 

Abstract

The non-formal educational spaces (NFES) propensed to scientific communication and diffusion besides serving the whole society can also improve teacher’s formation by coordinating university-museum-school, developing better qualified professionals to conceive diverse integrating strategies. It seeks to investigate the relationship between pedagogical praxis and NFES-acting. The research gathered 31 bachelors and undergraduate students acting or not on various educational spaces. This relation can be perceived as positive to both students and teachers, influencing their professional practice. There is room to improve this relationship with encouragement from universities among the teaching graduates, even putting scientific diffusion as a practicing area to professionals from numerous fields.

Palavras-chave: non-formal educational spaces; Pedagogical practice; Professional training

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Biografia do Autor

Willian Alves Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Arcos

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, Bacharel em Ciências Biológicas com Habilitação em Biotecnologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Mestre e Doutorando em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto Nutes - Universidade Federal do Rio de Janeiro e cursando a especialização em docência com ênfase na Educação Básica pelo IFMG-Campus Arcos. Divulgador Científico no Museu de Ciências Itinerante Ciência Móvel - Arte e Ciências sobre Rodas/Museu da Vida-FIOCRUZ. Email: pereira_wa@ufrj.br                                      

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4299-1239

Juliane Barros da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Arcos

Mestra em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde pela Casa de Oswaldo Cruz/FIOCRUZ e graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, atualmente cursa especialização em Docência na Educação Básica pelo Instituto Federal de Minas Gerais/IFMG.  Faz parte do grupo de pesquisa Educação, Museus de Ciências e seus Públicos e atua na interface entre ensino de biologia, divulgação científica e educação em espaços não-formais. Email: jubarros.jbs@gmail.com                 

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9267-9676

Deyse Almeida dos Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Arcos

Pesquisadora graduada em Gestão da Qualidade e Ciências Biológicas, mestra e doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Desde 2013, colabora em pesquisas científicas relacionadas à bacia hidrográfica do rio Doce. Atua como docente na educação especial, no ensino fundamental e técnico nas modalidades presencial e à distância. Atualmente leciona em programas de pós-graduação do IFMG/Campus Arcos nas temáticas meio ambiente e educação. Também realiza projetos voltados à Contabilidade ambiental na identificação de custos e riscos ambientais. Email: deysereis.reis@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6627-1247

 

Downloads

Publicado

01/05/2021

Edição

Seção

Artigos