Alfabetização e Letramento no Brasil: Algumas concepções sobre os métodos tradicionais e modernos em materiais didáticos

Literacy and Lettering in Brazil: Some conceptions about traditional and modern methods in teaching materials

Autores

Resumo

O estudo analisa os métodos de alfabetização e letramento presentes na Pedagogia Tradicional, utilizando como fonte a cartilha Caminho Suave (2015), e na Pedagogia Moderna, abordando o livro didático Ápis: Letramento e Alfabetização (2014). Dessa forma, constitui-se como problema de pesquisa como os métodos de ensino para alfabetização e letramento estão empregados nesses materiais e qual modelo de homem e mulher pretendem formar para a sociedade contemporânea. Fundamentamos esta pesquisa na Pedagogia Histórico-Crítica, embasada em Saviani (1992), e em estudos sobre alfabetização e letramento, como os realizados por Soares (1998; 2013; 2020a; 2020b).  Os resultados mostraram que em cada período histórico, homens e mulheres buscam métodos de ensino para formar indivíduos para o convívio social. Porém, percebemos que tanto os métodos tradicionais, quanto os métodos modernos, não contribuem para a emancipação humana frente à sociedade.

Palavras-chave: Alfabetização e Letramento; Cartilha Caminho Suave; Livro Didático; Métodos de Ensino.

 

Abstract

The study analyzes the methods of Literacy and Literacy in Traditional Pedagogy, using the booklet Caminho Suiave (2015), and in the Modern Pedagogy, as source the textbook Ápis: Literacy and Literacy (2014). Thus, it is a research problem as the teaching methods for literacy and literacy are employed in these materials and which model of man and woman they intend to form for contemporary society. We base this research on Historical-Critical Pedagogy based on Saviani (1992) and on studies on literacy and literacy, such as those carried out by Soares (1998; 2013; 2020a, 2020b). The results showed that in each historical period, man and woman seeks teaching methods to form the individual for social interaction. However, we realize that both traditional and modern methods do not contribut to human emancipation from the society.

Keywords: Literacy and Literacy; Smooth Path Primer; Textbook; Teaching methods.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Graciele Caetano Campos, Universidade Estadual do Paraná- UNESPAR

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Pós- Graduação em Psicopedagogia Cínica e Institucional pelo Centro Universitário de Maringá- CESUMAR. Atualmente é acadêmica do Mestrado em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar – PPIFOR pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Paranavaí- Pr.

E-mail: tatiane30camp@gmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3995799613408289

Orcid ID:  http://orcid.org/0000-0002-5237-9273

Elaine Maestre Polido de Araújo, Universidade Estadual do Paraná- UNESPAR

Graduada em Letras - Português e Inglês pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (2005) e em Pedagogia pela Faculdade São Braz (2014), possui especialização em Educação Infantil pela Faculdade São Braz(2013). Mestre em Ensino pelo programa PPIFOR, da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR, Campus de Paranavaí. Atua desde 2014 no Instituto Federal do Paraná, Campus Paranavaí, como técnica administrativa em educação. E-mail: elainepolido@hotmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0647240919855086

Orcid ID: http://orcid.org/0000-0002-8574-2470

 

 

Fátima Aparecida de Souza Francioli , Universidade Estadual do Paraná- UNESPAR

Graduação em Pedagogia com Supervisão Escolar pela Universidade do Oeste Paulista (1996), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2005) e doutora em Educação Escolar pela UNESP - Campus de Araraquara/SP (2012). Desde 2006 é docente da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR - Campus de Paranavaí, no curso de Pedagogia e do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, nível Mestrado Acadêmico em Formação Docente Interdisciplinar – PPIFOR, pela Universidade Estadual do Paraná, Campus de Paranavaí- P E-mail: fas.francioli@hotmail.com

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6706709290587169

 Orcid ID: http://orcid.org/0000-0001-8373-7056r.

Downloads

Publicado

01/05/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 321
  • pdf downloads: 791

Como Citar

CAMPOS, T. G. C. .; ARAÚJO, E. M. P. de; FRANCIOLI , F. A. de S. Alfabetização e Letramento no Brasil: Algumas concepções sobre os métodos tradicionais e modernos em materiais didáticos: Literacy and Lettering in Brazil: Some conceptions about traditional and modern methods in teaching materials. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3790. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos