Alfabetização e Letramento no Brasil: Algumas concepções sobre os métodos tradicionais e modernos em materiais didáticos
Literacy and Lettering in Brazil: Some conceptions about traditional and modern methods in teaching materials
Resumo
O estudo analisa os métodos de alfabetização e letramento presentes na Pedagogia Tradicional, utilizando como fonte a cartilha Caminho Suave (2015), e na Pedagogia Moderna, abordando o livro didático Ápis: Letramento e Alfabetização (2014). Dessa forma, constitui-se como problema de pesquisa como os métodos de ensino para alfabetização e letramento estão empregados nesses materiais e qual modelo de homem e mulher pretendem formar para a sociedade contemporânea. Fundamentamos esta pesquisa na Pedagogia Histórico-Crítica, embasada em Saviani (1992), e em estudos sobre alfabetização e letramento, como os realizados por Soares (1998; 2013; 2020a; 2020b). Os resultados mostraram que em cada período histórico, homens e mulheres buscam métodos de ensino para formar indivíduos para o convívio social. Porém, percebemos que tanto os métodos tradicionais, quanto os métodos modernos, não contribuem para a emancipação humana frente à sociedade.
Palavras-chave: Alfabetização e Letramento; Cartilha Caminho Suave; Livro Didático; Métodos de Ensino.
Abstract
The study analyzes the methods of Literacy and Literacy in Traditional Pedagogy, using the booklet Caminho Suiave (2015), and in the Modern Pedagogy, as source the textbook Ápis: Literacy and Literacy (2014). Thus, it is a research problem as the teaching methods for literacy and literacy are employed in these materials and which model of man and woman they intend to form for contemporary society. We base this research on Historical-Critical Pedagogy based on Saviani (1992) and on studies on literacy and literacy, such as those carried out by Soares (1998; 2013; 2020a, 2020b). The results showed that in each historical period, man and woman seeks teaching methods to form the individual for social interaction. However, we realize that both traditional and modern methods do not contribut to human emancipation from the society.
Keywords: Literacy and Literacy; Smooth Path Primer; Textbook; Teaching methods.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 386
- pdf downloads: 844