Abordagem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas disciplinas dos cursos de Educação do Campo do Estado do Pará

Approach to Information and Communication Tecnhologies (ITC) in the disciplines of rural education courses State of Pará

Autores

  • Marcos Marques Formigosa MARCOSFORMIGOSA@GMAIL.COM
    Universidade Federal do ParáUniversidade do Vale do Taquari

Resumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão em maior evidência nos dias de hoje, influenciadas pela pandemia do novo coronavírus. O objetivo da pesquisa é analisar as TIC nas disciplinas curriculares dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Licenciatura em Educação do Campo ofertados no Pará. De cunho documental e com abordagem qualitativa, a pesquisa identificou que a disciplina de TIC se faz presente em apenas dois dos sete PPC analisados, mas consta em doze ementas como conteúdo. No entanto, prevalecem as discussões teóricas em detrimento de atividades práticas. Além disso, relacionam as TIC à aparelhos/instrumentos eletrônicos e tecnológicos.

Palavras-chave: TIC; Novo coronavírus; Educação do Campo

 

Abstract

The Information and Communication Technologies (ICT) are highlighted nowadays, influenced by the new coronavirus pandemic. The research aims to analyze the ICT in the curricular disciplines of the Pedagogical Courses Projects (PCP) of Graduation in Rural Education offered in Pará. In documentary nature and with qualitative approach, the research identified that the ICT discipline is present in only two of seven analyzed PCP, but appears in twelve menus as content. However, the theoretical discussions prevail to the detriment of practical activities. Moreover, they relate the ICT to devices/electronics and technologic instruments.

Keywords: ICT; New coronavirus; Rural Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Marques Formigosa, Universidade Federal do ParáUniversidade do Vale do Taquari

Docente da Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira. Doutor em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (Univates). Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas (UFPA). Especialista em Extensão Rural, Sistemas Agrários e Ações de Desenvolvimento (UFPA). Licenciado em Matemática (UFPA). Líder do Grupos de Estudos e Pesquisas sobre Práticas Etnos no Xingu (GEPPEX). E-mail: mformigosa@ufpa.br.

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6279-1459

 

"

Downloads

Publicado

01/05/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 355
  • pdf downloads: 191

Como Citar

FORMIGOSA, M. M. Abordagem das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nas disciplinas dos cursos de Educação do Campo do Estado do Pará: Approach to Information and Communication Tecnhologies (ITC) in the disciplines of rural education courses State of Pará. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3789. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos