Narrativas de mães de crianças com Síndrome de Down: a importância do envolvimento familiar na Estimulação Precoce

Narrativas de madres de niños con síndrome de Down: la importancia de la participación familiar en la estimulación temprana

Autores

Resumo

A pesquisa objetivou compreender a experiência de ser mãe de crianças com Síndrome de Down e suas expectativas em relação a Programas de Estimulação Precoce. O problema de pesquisa que orientou a investigação assim se constitui: Como as mães de crianças com Síndrome de Down narram essa experiência e quais suas expectativas em relação a Programas de Estimulação Precoce?  A pesquisa apoiou-se em referenciais teóricos que subsidiaram a compreensão do processo histórico de exclusão/inclusão e do desenvolvimento infantil. O estudo envolveu a aplicação de entrevistas semiestruturadas com mães de crianças com Síndrome de Down frequentadoras da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), localizada em Chapecó (SC). A pesquisa evidenciou que o modo como as famílias recebem a notícia impacta significativamente no processo de desenvolvimento da criança.

Palavras-chave: Estimulação Precoce; Crianças com síndrome de Down; Educação Especial.

 

Resumen:

La investigación tuvo como objetivo comprender la experiencia de ser madre de niños con Síndrome de Down y sus expectativas en relación a los Programas de Estimulación Temprana. El problema de pesquisa que orientó este estudio se constituye así: “¿Cómo las madres de niños con Síndrome de Down narran esta experiencia y cuáles son sus expectativas respecto a los Programas de Estimulación Temprana?” La investigación se apoyó en referencias teóricas que auxiliaron en la comprensión del proceso histórico de exclusión/inclusión y desarrollo infantil. El estudio implicó la aplicación de entrevistas semiestructuradas a madres de niños con Síndrome de Down que asisten a la Asociación de Padres y Amigos de los Excepcionales (APAE), ubicada en Chapecó, (SC). La investigación evidenció que la forma en que las familias reciben las noticias tiene un impacto significativo en el proceso de desarrollo del niño.

Palabras-clave: Estimulación temprana; Niños con Síndrome de Down; Educación Especial.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marizete Lurdes Gavenda, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Graduada em Pedagogia na Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Especialista em Neuropsicopedagogia. Bolsista do PROESDE Licenciatura. Bolsista de Iniciação Científica - Pesquisa do Programa PIBIC/FAPE, custeada pelo Fundo de Apoio à Pesquisa da Unochapecó. Integrante do Grupo de Pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas (Unochapecó). Docente titular na rede municipal de ensino de Chapecó com atuação na Educação Infantil.

E-mail: mari.gavenda@gmail.com     Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0675-4965

 

Tania Mara Zancanaro Pieczkowski, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Graduada em Pedagogia, especialista em Educação Especial e em Docência na Educação Superior pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ); Professora, pesquisadora e, atualmente, coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Educação (Unochapecó). Líder do grupo de pesquisa Diversidades, educação inclusiva e práticas educativas (Unochapecó).

E-mail: taniazp@unochapeco.edu.br       Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5257-7747

 

Downloads

Publicado

01/05/2021
Métricas
  • Visualizações do Artigo 412
  • pdf downloads: 455

Como Citar

GAVENDA, M. L. .; PIECZKOWSKI, T. M. Z. Narrativas de mães de crianças com Síndrome de Down: a importância do envolvimento familiar na Estimulação Precoce: Narrativas de madres de niños con síndrome de Down: la importancia de la participación familiar en la estimulación temprana. Revista Cocar, [S. l.], v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3759. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)