Os espaços de educação não formal e a licenciatura em Ciências Biológicas
Resumo
Os espaços de educação não formal contribuem, cada vez mais, para a ampliação do ensino, divulgação científica e colaboram de maneira significativa para a formação docente. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo descrever como esses espaços são abordados nas licenciaturas em Ciência Biológicas das universidades federais do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa abrangeu cinco docentes, um de cada universidade, selecionados a partir das ementas das disciplinas. Com abordagem qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e análise do Projeto Político do Curso (PPC). Percebemos a possibilidade dos futuros professores realizarem atividades e estágios em outros espaços além da escola, como pouco estimulada e a concepção de que a escola é o único ambiente possível para se formar educadores ainda é predominante entre professores da graduação.
Abstract
The spaces of non-formal education increasingly contribute to the expansion of teaching, scientific dissemination and contribute significantly to teacher training. Therefore, this research aims to describe how these spaces are approached in Biological Science degrees at federal universities in the state of Rio Grande do Sul. The research covered five professors, one from each university, selected from the subjects' menus. We opted for the qualitative approach and data collection was carried out through semi-structured interviews and analysis of the Political Project of the Course (PPC). We perceive the possibility for future teachers to carry out activities and internships in other spaces besides the school, but such possibilities are little encouraged. The concept that the school is the only possible environment to be an educator is still very strong among undergraduate teachers.
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