Os espaços de educação não formal e a licenciatura em Ciências Biológicas

Autores

Resumo

Os espaços de educação não formal contribuem, cada vez mais, para a ampliação do ensino, divulgação científica e colaboram de maneira significativa para a formação docente. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo descrever como esses espaços são abordados nas licenciaturas em Ciência Biológicas das universidades federais do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa abrangeu cinco docentes, um de cada universidade, selecionados a partir das ementas das disciplinas. Com abordagem qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada e análise do Projeto Político do Curso (PPC). Percebemos a possibilidade dos futuros professores realizarem atividades e estágios em outros espaços além da escola, como pouco estimulada e a concepção de que a escola é o único ambiente possível para se formar educadores ainda é predominante entre professores da graduação.

Abstract

The spaces of non-formal education increasingly contribute to the expansion of teaching, scientific dissemination and contribute significantly to teacher training. Therefore, this research aims to describe how these spaces are approached in Biological Science degrees at federal universities in the state of Rio Grande do Sul. The research covered five professors, one from each university, selected from the subjects' menus. We opted for the qualitative approach and data collection was carried out through semi-structured interviews and analysis of the Political Project of the Course (PPC). We perceive the possibility for future teachers to carry out activities and internships in other spaces besides the school, but such possibilities are little encouraged. The concept that the school is the only possible environment to be an educator is still very strong among undergraduate teachers.

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Biografia do Autor

Michele de Souza Fanfa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Email: fanfami@gmail.com  Orcid:  http://orcid.org/0000-0003-0338-9579

Luiz Caldeira Brant de Tolentino-Neto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Educação - modalidade Ensino de Ciências e Matemática - (FEUSP), Mestre em Ensino de Ciências (FEUSP), bacharel e licenciado em Ciências Biológicas (IBUSP) pela Universidade de São Paulo. Professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (MEN- CE/UFSM)
Email: lcaldeira@gmail.com    Orcid: http://orcid.org/0000-0001-6170-1722

Maria do Rocio Fontoura Teixeira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da UFRGS. Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora aposentada do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia da UFRGS, professora Permanente do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.

Email: mrfontoura@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9888-7185

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Publicado

09/12/2020
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Como Citar

DE SOUZA FANFA, M. .; CALDEIRA BRANT DE TOLENTINO-NETO, L. .; DO ROCIO FONTOURA TEIXEIRA, M. . Os espaços de educação não formal e a licenciatura em Ciências Biológicas. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3706. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos