As licenciaturas e suas (re)configurações frente ao Estágio Curricular Supervisionado

How major degrees in educational fields and their (re)configurations compare in relation to the Supervised Curricular Internship

Autores

Resumo

O estágio curricular supervisionado (ECS) da formação inicial de professores configura-se como uma etapa fundamental na formação profissional e identitária dos futuros docentes. Objetivou-se analisar os ECS encontrados nos 21 cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria, por meio da pesquisa documental e exploratória, com base nos Projetos Pedagógicos de Curso e nas Resoluções CNE/CP N. 02/2002 e 02/2015. Teve-se como foco o número de disciplinas exigidas, semestres em que ocorrem e o possível local de sua executabilidade. Inferiu-se o aumento significativo nas disciplinas relacionadas ao ensino a aprendizagem, assim como nos possíveis locais de atuação. Portanto, percebeu-se a relevância da conexão orgânica entre a Educação Superior e a Educação Básica, estando consciente de sua responsabilidade social e de seu protagonismo nos processos de construção da identidade.

Palavras-chave: Estágio; Projeto Pedagógico de Curso; Formação de Professores.

 

Abstract

The supervised curricular internship (ECS) of initial formation of teachers is configured as a fundamental step on the professional and identity formation of the future teachers. The objective was to analyze the ECSs found on the 21 major degrees in educational fields of the Universidade Federal de Santa Maria, through documental and exploratory research, based on the Courses’ Pedagogical Projects and the CNE/CP resolutions No. /2002 and 02/2015. The focus was the number of disciplines demanded, semesters in which they occur and the possible location of its executability. It was inferred a significant increase in disciplines related to teaching and learning, as well as on the possible places of execution. Therefore, it has been perceived the relevance of the organic connection between Higher Education and Primary/Secondary Education, being conscious of its social responsibility and its protagonism on the identity construction processes.

Keywords: Courses’ Pedagogical Projects; Internship; Teacher training.

Biografia do Autor

Andressa Freitas Lopes, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciada em Química e Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (PPGECQV) da UFSM. E-mail: dressa1004@hotmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6529-7306.

Michele de Souza Fanfa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Ciências Biológicas pela UFSM, Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Email: fanfami@gmail.com.  Orcid:  http://orcid.org/0000-0003-0338-9579.

Wesllen Martins Lopes, Instituto Federal Farroupilha

Técnico em Administração pelo Instituto Federal Farroupilha (IFFar) e Graduando em Licenciatura em Química pelo IFFar. E-mail: wesllenmartinslopes99@gmail.com. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3447-4461.

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Publicado

01/05/2021

Edição

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Artigos