A Investigação Histórica na Formação de Professores de Matemática

Autores

  • Iran Abreu Mendes iamendes@ccet.ufrn.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Resumo

Neste artigo discuto a importância da investigação em história da Matemática na formação de professores de Matemática, a partir de ações didáticas realizadas na formação continuada de professores da Educação Básica. Após identificar algumas dificuldades conceituais acerca da Matemática ensinada pelos professores, tomei a história da Matemática como organizador didático e conceitual da Matemática escolar, tomei a investigação histórica da Matemática como um modelo de ensino de Matemática para os professores da Educação Básica. Ao final do estudo, percebi que os textos e as atividades elaboradas contribuíram para a melhoria da prática desses professores nas ações didáticas de sala de aula.

Palavras-chave: História da Matemática. Investigação Histórica. Formação de Professores.

The historical inquiry in the formation of mathematics teachers

In this article I discuss the importance of the inquiry into the history of Mathematics to the formation of Mathematics teachers, starting from didactic actions carried out on the continued education of teachers of Basic Education. Following the identification of a few conceptual difficulties concerning the Mathematics taught by the teachers, I considered the history of Mathematics as a didactic and conceptual organizer of school Mathematics, and I also considered the historical inquiry of Mathematics as a model of Mathematics teaching for the teachers who work with Basic Education. At the end of the study, I noticed that the texts and the activities that were prepared contributed to the improvement of those teachers’ practice regarding classroom didactic actions.

Keywords: History of Mathematics. Historical inquiry. Teacher formation

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor do Departamento de Matemática. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Matemática e Cultura da UFRN. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, ambos da UFRN.

Downloads

Métricas
  • Visualizações do Artigo 306
  • PDF downloads: 316

Como Citar

MENDES, I. A. A Investigação Histórica na Formação de Professores de Matemática. Revista Cocar, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 37–48, 2011. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/37. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos