O Projeto Político-Pedagógico na Produção Acadêmico-Científica Brasileira: A Retomada do Conhecimento

Autores

  • Maria Josefa de Souza Távora no@email.com
    Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Resumo

O presente trabalho consistiu na elaboração do estado da arte, ou seja, na análise da produção acadêmico-científica brasileira sobre Projeto Político-Pedagógico, tendo como principal objetivo investigar qual tem sido a abordagem sobre Projeto Político-Pedagógico predominante. Foi identificada a presença das seguintes abordagens: Gestão Democrática, Currículo e Autonomia. Após levantamento das publicações que compõem o corpus (teses, dissertações, livros, artigos e trabalhos apresentados em eventos), foram estabelecidas as categorias de análise (incluindo as abordagens), a partir das quais cada texto foi analisado. Isso levou à formulação do primeiro questionamento fundamental: Qual tem sido a abordagem sobre Projeto Político-Pedagógico predominante na produção científica brasileira? Considerou-se Projeto Político-Pedagógico como ação intencional com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente, instaurador de uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, que permeiam as relações no interior da escola. Evidentemente, esse conceito foi assim delimitado para fins de critério de seleção do material bibliográfico que integrou o Estado da Arte sobre Projeto Político-Pedagógico, ou seja, que deveria compor o corpus. No que concerne ao período abrangido pela pesquisa, a partir da década de1990, justifica-se pelo fato de se ter constatado que o seu início é marco significativo da efusão de publicações acadêmicas e científicas sobre o tema Projeto Político-Pedagógico.

Palavras-chave:" Projeto" Político-Pedagógico. Projeto""" Pedagógico.""" Proposta""" Pedagógica. Proposta Educacional. Plano Diretor.

The political-pedagogical project in the Brazilian academic-scientific production: the resuming of knowledge

The present work consisted of the elaboration of the state of the art, that is, the analysis of the Brazilian academic-scientific production on Political-Pedagogical Project, having as main objective the investigation of which has been the predominant approach to Political-Pedagogical Project. It was identified the presence of the following approaches: Democratic Management, Curriculum, and Autonomy. After a survey of the publications that compose the corpus (theses, dissertations, books, articles and works presented in events), the categories of analysis, from which every text was analyzed, were established (including the approaches). This led to the formulation of the first basic question: Which has been the predominant approach on Political-Pedagogical Project in the Brazilian scientific production? Political-Pedagogical Project was considered as an intentional action with an explicit sense, with a collectively defined commitment, which establishes a form of organization of the pedagogical work that surpasses the conflicts, aiming to eliminate the competitive, corporative and authoritarian relations the permeate the relations within the school. Evidently, this concept was thus delimited for the purpose of selecting the bibliographical material that integrated the state of the art on Political-Pedagogical Project, i.e., that which should compose the corpus. Concerning the period covered by the research, which starts from the decade of 1990, it finds its justification on the fact that it is a significant landmark of the effusion of academic and scientific publications on the Political-Pedagogical Project theme.

Keywords: Political-Pedagogical Project. Educational Pedagogical Project. Pedagogical Proposal. Educational Proposal. Managing Plan.

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Biografia do Autor

Maria Josefa de Souza Távora, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Prefessora Adjunto da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

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Publicado

16/08/2011
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Como Citar

TÁVORA, M. J. de S. O Projeto Político-Pedagógico na Produção Acadêmico-Científica Brasileira: A Retomada do Conhecimento. Revista Cocar, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 19–26, 2011. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/35. Acesso em: 22 dez. 2024.

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