Planejamento e Gestão da Educação Superior na Amazônia Contemporânea

Autores

  • Maria Lúcia Gomes Figueira de Melo no@email.com
    Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Resumo

Este artigo é o resultado parcial de uma pesquisa mais ampla em que se pretende investigar o processo de planejamento como instrumento de gestão pública na Amazônia, enfatizando a coordenação das políticas públicas de educação superior pela Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) na região. Apresenta a tentativa de se analisar comparativamente os modelos de gestão do planejamento das políticas governamentais desde a ditadura militar ao governo de Luis Inácio Lula da Silva, com o objetivo de se verificar as continuidades e rupturas, ou seja, o que persiste e o que mudou em termos de gestão do planejamento na atualidade. A pesquisa como um todo está orientada pela ciência histórico-crítica e utiliza a abordagem teórico-metodológica do Materialismo Histórico como fio condutor de análise. Neste estudo, apresenta-se a evolução histórica dos modelos da gestão do planejamento público adotados pela SUDAM e uma visão panorâmica dos primeiros resultados da pesquisa.

Palavras-chave: Planejamento Público. Educação Superior. Gestão.

Planning and management of higher education in contemporary Amazon

This article is the partial result of a broader research in which we intend to investigate the process of planning as an instrument of public administration in Amazonia, emphasizing the coordination of the public policies in higher education by Superitendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) in the region. It presents the attempt to comparatively analyze the administration models regarding the planning of governmental policies starting from the military dictatorship up to the presidency of Luis Inácio Lula da Silva, aiming to verify the continuities and ruptures, that is, what persists and what has changed in terms of planning administration in the present. The research as a whole is guided by the historical-critical science and adopts the theoretical-methodological approach of Historical Materialism as the conducting wire of analysis. In this study it is presented the historical evolution of the models of public planning administration adopted by SUDAM and a panoramic view of the research first results.

Keywords: Public planning. Higher Education. Administration.

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Biografia do Autor

Maria Lúcia Gomes Figueira de Melo, Universidade do Estado do Pará (UEPA)

Mestre em Sociologia (UFPB). Professora Assistente I da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

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Como Citar

MELO, M. L. G. F. de. Planejamento e Gestão da Educação Superior na Amazônia Contemporânea. Revista Cocar, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 7–18, 2011. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/34. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos