Linguagem, Modelos Mentais e Problemas de Matemática

Autores

  • Ronaldo Barros Ripardo ripardo22@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Claudete Marques de Medeiros cmcmmedeiros@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Tadeu Oliver Gonçalves tadeuoliver@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Renato Borges Guerra no@email.com
    Universidade Federal do Pará (UFPA)

Resumo

"

Entender como se processa o conhecimento na mente humana é uma das atividades estudadas pela Psicologia Cognitiva. Fazem parte desse campo de discussão as representações e os modelos mentais, os quais têm interessado particularmente à educação, uma vez que situações de ensino e aprendizagem, principalmente nas que ocorrem por meio da resolução de situações-problema, requerem a (des)construção de modelos e representações. Neste sentido, trazemos para discussão como modelos mentais e linguagem se articulam na resolução de problemas matemáticos, a partir de um contexto didático de um curso de Licenciatura Plena em Matemática. Concluímos que a linguagem assume importância crucial devido intermediar as relações entre professor e aluno e entre esses e o conhecimento. No campo da matemática, esses temas são de extrema relevância em face da possibilidade de apontar novos horizontes didáticos para tal disciplina.

Palavras-Chave: Linguagem Matemática. Modelos mentais. Representações mentais.

Language, mental models, and mathematical problems

Understanding"how knowledge is processed in the human mind is one of the activities studied"by Cognitive Psychology. Part of this discussion"field are the mental representations and models,"which" have" been" of" particular" interest" to"education, considering that teaching and learning"situations, chiefly the ones that occur by means"of problem solving, require de (de)construction"of models and representations. In this sense,we bring into discussion how mental models"and language articulate with one another in the"solving of mathematical problems, from the"viewpoint of a didactic context of a Licentiateship"in Mathematics. We come to the conclusion that"language receives a crucial significance, because it intermediates the relationships between teacher"and student and between these and knowledge."In the field of mathematics, these themes are of extreme relevance, considering the possibility"of pointing out new didactical horizons for the"discipline.

Keywords:" Mathematical" language." Mental models. Mental representations.

"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Barros Ripardo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Doutorando em Educação pela Universidade de São Paulo - USP.

Claudete Marques de Medeiros, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, área de concentração em Educação Matemática, da Universidade Federal do Pará - UFPA. Professora da Faculdade Metropolitana de Marabá - FMM, da Secretaria de Estado de Educação - Seduc do Pará e da Secretaria Municipal de Educação de Marabá.

Tadeu Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará - UFPA, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.

Renato Borges Guerra, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (1987). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará - UFPA, junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas.

Downloads

Métricas
  • Visualizações do Artigo 251
  • PDF downloads: 183

Como Citar

RIPARDO, R. B.; MEDEIROS, C. M. de; GONÇALVES, T. O.; GUERRA, R. B. Linguagem, Modelos Mentais e Problemas de Matemática. Revista Cocar, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 125–136, 2011. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/32. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos