Nos espelhos da cibercultura: crianças e a produção de imagens nas redes sociais

Autores

  • Raquel Gonçalves Salgado ramidan@terra.com.br
    UFMT
  • Antonio Cleber Zequetto antoniocleber@zequetto.com
    UFMT
  • Carmem Lúcia Sussel Mariano sussel@uol.com.br
    UFMT

Resumo

In the mirrors of cyberculture: children and the production of images on social networks

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que tem como temática central as produções culturais de crianças no contexto das tecnologias digitais. A pesquisa analisou os sentidos produzidos por um grupo de crianças, com idades entre 8 e 11 anos, sobre as imagens de si publicadas e compartilhadas em plataformas virtuais. Trata-se de uma pesquisa-intervenção com crianças de uma escola pública de Rondonópolis, Mato Grosso, realizada tanto em rodas de conversa no contexto escolar, quanto em conversas on-line. Os estudos sociais da infância e sobre a cibercultura constituem os principais referenciais teóricos. As selfies, as curtidas, os comentários, os compartilhamentos publicados, as conversas on-line e as visitas a perfis nas redes sociais mostram como, nesses espelhos da cultura digital, outras imagens de infância se desenham nos modos como as crianças se apropriam de discursos que circulam na internet.

Palavras-chave: Infância. Cibercultura. Redes sociais.

 

Abstract

The article presents results of a research whose central theme is the cultural productions of children in the context of digital technologies. The research analyzed the meanings produced by a group of children, aged between eight and eleven years-old, on images of themselves published and shared on virtual platforms. This is a research intervention with children of a public school, in Rondonópolis City, Mato Grosso, held both in conversation in the school context and in on-line chats. The childhood social studies and on cyberculture are the main theoretical frame. Selfies, likes, comments, published shares, on-line chats and visits to social networking profiles show how, in these mirrors of digital culture, other childhood images are drawn in the ways children internalize discourses that circulate on the Internet.

Key-words: Childhood. Cyberculture. Social networks.   

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Gonçalves Salgado, UFMT

Doutora em Psicologia pela PUC-Rio. Professora Associada do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso/Câmpus de Rondonópolis. Os principais temas e campos de estudos e pesquisas são: infância, estudos feministas, relações de gênero e sexualidade.

E-mail: ramidan@terra.com.br

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-8730-3025

Antonio Cleber Zequetto, UFMT

Doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea, Universidade Federal de Mato Grosso/Câmpus de Cuiabá. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso/Câmpus de Rondonópolis.

E-mail: antoniocleber@zequetto.com

Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8768-3788

Carmem Lúcia Sussel Mariano, UFMT

Doutora em Psicologia Social pela PUC-SP. Professora Associada do Curso de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso/Câmpus de Rondonópolis. Os principais temas e campos de estudos e pesquisas são: infância, juventude, direitos da criança e do adolescente.

E-mail: sussel@uol.com.br

Orcid:https://orcid.org/0000-0003-4301-0869

Downloads

Publicado

13/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 319
  • PDF downloads: 215

Como Citar

SALGADO, R. G.; ZEQUETTO, A. C.; MARIANO, C. L. S. Nos espelhos da cibercultura: crianças e a produção de imagens nas redes sociais. Revista Cocar, [S. l.], n. 7, p. 131–152, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2795. Acesso em: 29 abr. 2024.