Curadoria de pares no compartilhamento online de fotos por crianças

Autores

  • Inês Sílvia Vitorino Sampaio inesvict@gmail.com
    UFC
  • Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante andrea@virtual.ufc.br
    UFC
  • Thinayna Mendonça Máximo thinayna@gmail.com
    UFC

Resumo

Peer-to-peer curation in sharing online photos by children

 

Resumo

Estar conectado aos pares e integrado à cultura digital, por meio das mídias móveis é, nos dias atuais, uma realidade na vida de milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo (MASCHERONI, CUMAN, 2014). Em 2014 e 2015, o Laboratório de Pesquisa da relação Infância, Juventude e Mídia (LabGRIM) da Universidade Federal do Ceará, investigou a relação de crianças cearenses, entre 11 e 12 anos, com essas mídias buscando identificar como compreendiam as oportunidades e riscos de suas práticas online. Para tanto, foram realizados dois grupos focais com estudantes de escolas Pública e Privada de Fortaleza. Este artigo aborda a prática de curadoria digital de pares identificada nessa investigação. Trata-se de uma prática que vem ganhando relevo na cultura digital de crianças e adolescentes, como evidenciado em outros estudos do Laboratório (LANDIM, 2015; MÁXIMO, 2017). Palavras-chave: criança, cultura de pares, redes sociais

 

Abstract

Being connected to peers and integrated with the digital culture through mobile media is currently a reality in the lives of millions of children and adolescents around the world. (MASCHERONI, CUMAN, 2014). In 2014 and 2015, the Research Laboratory of the Childhood, Youth and Media (LabGRIM) of the Federal University of Ceará investigated the relationship between children aged 11 - 12 years with these media, trying to identify how they understood the opportunities and risks of their online practices. For this purpose,  two focus groups were conducted with students from the Public and Private schools of Fortaleza. This article addresses the practice of digital curation among peers identified in this research. It is a practice that has been gaining prominence in the digital culture of children and adolescents, as evidenced in other studies of the Laboratory (LANDIM, 2015; MÁXIMO, 2017).

Key-words: child, peer culture, social networks

 

 

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Biografia do Autor

Inês Sílvia Vitorino Sampaio, UFC

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC), Doutora em Ciências Sociais (UNICAMP) e Universität Münster, Alemanha.

 E-mail: inesvict@gmail.com    Orcid: 0000-0001-7507-4053

Andrea Pinheiro Paiva Cavalcante, UFC

Jornalista, Docente do Curso Sistemas e Mídias Digitais e do Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará. Mestre e Doutora em Educação (UFC). E-mail: andrea@virtual.ufc.br   Orcid: 0000-0002-1028-5199

Thinayna Mendonça Máximo, UFC

Jornalista, Mestra em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), membro do  Laborátorio de Pesquisa da Relação Infância, Juventude e Mídia (LABGRIM).

E-mail: thinayna@gmail.com          Orcid: 0000-0001-8023-9078

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Publicado

13/12/2019
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Como Citar

SAMPAIO, I. S. V.; CAVALCANTE, A. P. P.; MÁXIMO, T. M. Curadoria de pares no compartilhamento online de fotos por crianças. Revista Cocar, [S. l.], n. 7, p. 109–130, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2794. Acesso em: 29 abr. 2024.