Material educativo virtual para a infância: inserção nos espaços culturais e construções identitárias

Autores

  • Silvia Sell Duarte Pillotto pillotto0@gmail.com
    UNIVILLE
  • Rita de Cássia Fraga da Costa ritadacosta08@gmail.com
    UNIVILLE
  • Carla Clauber da Silva carlaclauber@hotmail.com
    Prefeitura Municipal de Joinville

Resumo

VIrtual educational material for children: insert in cultural spaces and identity constructions

Resumo

Este artigo é um recorte da pesquisa “Educação patrimonial para a infância”. Essa investigação iniciou-se em 2010, desdobrando-se até 2018 em um núcleo de pesquisa em arte na educação, inserido numa universidade. Neste artigo, o objetivo é potencializar materiais educativos virtuais para a infância, compreendendo os espaços culturais como receptores das relações de aprendizagem e construções identitárias. A pesquisa intervenção, de cunho qualitativo, envolveu um grupo de 60 crianças e seis professores do ensino fundamental I, da rede pública municipal de Joinville. Os resultados apontaram que materiais educativos virtuais e o acesso aos espaços culturais podem potencializar experiências e outros modos de aprendizagens e construções identitárias na infância.

Palavras-chave: Infância. Material Virtual. Espaços Culturais.

 

Abstract

This article is part of the research “Heritage education for children”. This investigation started in 2010, developing until 2018 into a center for research on art in Education, at a university. In this article the objective is to enhance virtual educational materials for children, understanding cultural spaces as receptors of learning relationships and identity constructions. In this qualitative intervention research, a group of 60 children and six primary school teachers were involved, in the Joinville municipal public school system. The results showed that virtual educational materials and access to cultural spaces can enhance experiences and other modes of learning and identity constructions in childhood.

Keywords: Childhood. Virtual Material. Cultural Spaces.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Sell Duarte Pillotto, UNIVILLE

Pós-Doutora no Instituto Estudos da Criança - IEC na Universidade do MINHO - UMINHO, Braga/Portugal em 2007/2008. Doutora em Engenharia de Produção (Gestão da Qualidade) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2003); Mestre em Educação (Currículo) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (1997) Especialista em Fundamentos Estéticos para a Arte na Educação pela Faculdade de Artes do Paraná (1992); Graduada em Educação Artística - Habilitação Artes Plásticas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina - UDESC (1983) Professora titular nos cursos de Artes Visuais e Pedagogia na Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE e no Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação; Pesquisadora e Coordenadora de Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, possui experiência nas áreas de Artes, Gestão, Currículo, Avaliação; Infância e Arte/Educação. Avaliadora do INEP, atua nos seguintes níveis da educação: educação superior e pós-graduação.

E-mail: pillotto0@gmail.com   Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4497-2285

 

Rita de Cássia Fraga da Costa, UNIVILLE

Doutoranda em Patrimônio Cultural e Sociedade, pela Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE, Mestre em Educação, 2019- UNIVILLE, Licenciada em Artes Visuais, 2016 - UNIVILLE. Bolsista CAPES. Pesquisadora voluntária vinculada ao projeto: Educação, experiência e sensibilidade nas práticas educativas - EDUSENPE- PPGE UNIVILLE. Integrante do NUPAE- Núcleo de pesquisa em Arte na Educação, vinculado a Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Integrante do Projeto de Extensão Educação Patrimonial para a Infância, Univille. Integrante voluntária do Projeto de Pesquisa DZart: investigação acerca das possibilidades metodológicas do Design e seu uso nos processos de artesania, no Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, câmpus Itajaí.

E-mail: ritadacosta08@gmail.com

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7276-7863

Carla Clauber da Silva, Prefeitura Municipal de Joinville

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2015). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí -UNIVALI (2003). Especialista em Formação na Técnica de Grupo Operativo (1998 - 2000) e em Clínica Psicopedagógica (1994 - 1997), ambas no Centro de estudos psicopedagógicos de Curitiba e em Administração e Supervisão Escolar (1990 - 1991) na Universidade de Nova Iguaçu. Graduada em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino - ACE (1990). Autora de várias publicações em periódicos, livros e capítulos de livros, destaque para: Uma educação pela infância: diálogo com o currículo do 1º ano do ensino fundamental (2009); Uma Alfabetização pela Infância (2004) e Arte Contemporânea e Educação Infantil (2017). Pesquisadora no Núcleo de Pesquisa em Arte na Educação - NUPAE, desde 2003. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Joinville, com experiência na área de Educação, ênfase em Administração Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, formação de professores, ensino e aprendizagem e infância.

E-mail: carlaclauber@hotmail.com

Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5924-8348

 

Downloads

Publicado

13/12/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 186
  • PDF downloads: 111

Como Citar

PILLOTTO, S. S. D.; DA COSTA, R. de C. F.; DA SILVA, C. C. Material educativo virtual para a infância: inserção nos espaços culturais e construções identitárias. Revista Cocar, [S. l.], n. 7, p. 70–87, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2792. Acesso em: 29 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)