Crenças de autoeficácia: percepção de professores da educação infantil

Autores

  • Jamille Gabriela Cunha da Silva jamillegabriela22@gmail.com
    UFPA
  • Maély Ferreira Holanda Ramos maelyramos@hotmail.com
    UFPA
  • Erika Cristina de Carvalho Silva Pereira erika7carvalho@gmail.com

Resumo

Self-efficacy beliefs: perception of teachers of child education

Resumo

Este estudo, de caráter quantitativo e exploratório, visa investigar as percepções sobre a docência de professores da Educação Infantil, avaliando possíveis fatores promotores das crenças de autoeficácia. A amostra foi por conveniência, resultando em 24 participantes, sendo, estes, professores de duas Unidades Públicas de Educação Infantil em Belém/PA. Foram aplicadas duas escalas e um questionário de caracterização, analisados mediante estatística descritiva. Identificou-se que as docentes se percebiam capazes (43%) ou muito capazes (57%) para auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem, apontando a “persuasão verbal” (> que 5) como a fonte mais influente na constituição de suas crenças. Apesar do que a literatura indica, notou-se que as condições insatisfatórias parecem não afetar a percepção de autoeficácia.

Palavras-chave: Autoeficácia; Professores; Educação Infantil.

 

Abstract

This study has a quantitative and exploratory character and aims to investigate the perceptions about the teaching of teachers of Infant Education, evaluating the possible factors promoting the beliefs of self efficacy. The sample was for convenience resulting in 24 participants, being these teachers of two Public Units of Early Childhood Education in Belém / PA. Two scales and a characterization questionnaire were analyzed using descriptive statistics. It was identified that teachers perceived themselves capable (43%), or very capable (57%) to assist students in the learning process, pointing to “verbal persuasion” (> 5) as the most influential source in the constitution of their beliefs. Despite what the literature indicates, it has been noted that unsatisfactory conditions do not seem to affect the perception of self-efficacy.

Keywords: Self-efficacy; Teachers; Child education.

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Biografia do Autor

Jamille Gabriela Cunha da Silva, UFPA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA/PA). E-mail: jamillegabriela22@gmail.com

https://orcid.org/0000-0002-8666-6043

Maély Ferreira Holanda Ramos, UFPA

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA/PA). E-mail: maelyramos@hotmail.com

https://orcid.org/0000-0001-6150-6345

Erika Cristina de Carvalho Silva Pereira

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA/PA). E-mail: erika7carvalho@gmail.com

https://orcid.org/0000-0003-0701-9815

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Publicado

13/12/2019
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Como Citar

DA SILVA, J. G. C.; RAMOS, M. F. H.; PEREIRA, E. C. de C. S. Crenças de autoeficácia: percepção de professores da educação infantil. Revista Cocar, [S. l.], n. 7, p. 8–25, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2788. Acesso em: 29 abr. 2024.

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