A Literatura Infantil e Infanto-Juvenil em Sala de Aula e as Questões Curriculares

Autores

  • Marco Antônio da Costa Camelo no@email.com
    Universidade do Estado do Pará

Resumo

Este artigo faz uma abordagem sobre a prática pedagógica de literatura infanto-juvenil no ensino fundamental. Busca analisar, sob um ponto de vista histórico, o transcurso dessa literatura em sala de aula e a utilização pelo professor em seu cotidiano. O artigo, inicialmente, faz considerações sobre a relação professor, escola e literatura infantil e infanto-juvenil, salientando a forma pela qual a criança entra em contato com o livro. Em seguida, o artigo apresenta uma abordagem sobre a maneira como o texto literário infantil e infanto-juvenil sofreu alterações em sua forma e em seu conteúdo com o passar do tempo. Por fim, o artigo tece comentários sobre as novas propostas pedagógicas voltadas para a literatura nas escolas e o trajeto estético que o texto para crianças e adolescentes tomou nos tempos atuais.

Palavras-chave: Literatura. Infância. História. Educação.

Infant and infant-juvenile literature in the classroom and curriculum issue

This article approaches the pedagogical practice of infant literature in regular school. It analy-ses the course of this literature inside the clas-sroom under the historical point of view and its application by the teacher in daily practice. The article, at first, considers the relationship te-acher, school and infant and infant-juvenile lite-rature, underlining the way by which the child get in touch with the book. Secondly, it presents an approach about how the infant and infant-ju-venile text has suffered modifications in its form and content along the time. Finally, it makes comments about new pedagogical proposals for literature inside schools and the aesthetic course the text for children and teenagers has taken in current time.

Keywords: Literature. Infant. History. Educa-tion.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antônio da Costa Camelo, Universidade do Estado do Pará

Professor Assistente IV do Departamento de Língua e Literatura - Centro de Ciências Sociais e Educação da Universidade do Estado do Pará. Doutorando pela PUC-Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

12/08/2011
Métricas
  • Visualizações do Artigo 677
  • PDF downloads: 341

Como Citar

CAMELO, M. A. da C. A Literatura Infantil e Infanto-Juvenil em Sala de Aula e as Questões Curriculares. Revista Cocar, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 77–86, 2011. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/27. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos