A Literatura Infantil e Infanto-Juvenil em Sala de Aula e as Questões Curriculares
Resumo
Este artigo faz uma abordagem sobre a prática pedagógica de literatura infanto-juvenil no ensino fundamental. Busca analisar, sob um ponto de vista histórico, o transcurso dessa literatura em sala de aula e a utilização pelo professor em seu cotidiano. O artigo, inicialmente, faz considerações sobre a relação professor, escola e literatura infantil e infanto-juvenil, salientando a forma pela qual a criança entra em contato com o livro. Em seguida, o artigo apresenta uma abordagem sobre a maneira como o texto literário infantil e infanto-juvenil sofreu alterações em sua forma e em seu conteúdo com o passar do tempo. Por fim, o artigo tece comentários sobre as novas propostas pedagógicas voltadas para a literatura nas escolas e o trajeto estético que o texto para crianças e adolescentes tomou nos tempos atuais.
Palavras-chave: Literatura. Infância. História. Educação.
Infant and infant-juvenile literature in the classroom and curriculum issue
This article approaches the pedagogical practice of infant literature in regular school. It analy-ses the course of this literature inside the clas-sroom under the historical point of view and its application by the teacher in daily practice. The article, at first, considers the relationship te-acher, school and infant and infant-juvenile lite-rature, underlining the way by which the child get in touch with the book. Secondly, it presents an approach about how the infant and infant-ju-venile text has suffered modifications in its form and content along the time. Finally, it makes comments about new pedagogical proposals for literature inside schools and the aesthetic course the text for children and teenagers has taken in current time.
Keywords: Literature. Infant. History. Educa-tion.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 769
- PDF downloads: 374