O teatro na educação: avaliações e debates em voga

Autores

  • Raquel Silva da Silva raquelsilva.2602@gmail.com
  • Elaine Conte elaine.conte@unilasalle.edu.br
  • Adilson Cristiano Habowski adilsonhabowski@hotmail.com

Resumo

The theater in education: evaluations and debates in vogue

Resumo

O estudo aborda o teatro na prática pedagógica, visando analisar as contribuições do teatro para o desenvolvimento sociocultural, imaginativo, sensível e cognitivo dos sujeitos. O teatro exerce um fascínio desde os tempos mais antigos, com deuses misteriosos e histórias mágicas, que servem de estímulos para a aprendizagem, mas que com o passar do tempo entrou em descrédito nos espaços escolares. Trata-se de uma revisão de literatura, acompanhada de um estudo hermenêutico visando explorar os sentidos presentes nos discursos do campo da educação. Consideramos de fundamental importância resgatar a presença e o debate sobre a dimensão teatral em sala de aula, pois inspira o desenvolvimento social, moral, cognitivo e estético-expressivo que povoa a imaginação humana, no sentido de auxiliar as práticas educativas, suscitando a participação de todos nos processos de ensino.

Palavras-chave: Teatro. Educação. Imaginação. Desenvolvimento humano.

 

Abstract

The study approaches the theater in pedagogical practice, aiming to analyze the contributions of the theater to the sociocultural, imaginative, sensitive and cognitive development of the subjects. The theater has had a fascination since ancient times, with mysterious gods and magical stories, which serve as stimuli for learning, but over time has entered into discredit in the school spaces. It is a literature review, accompanied by a hermeneutic study aimed at exploring the senses present in the discourses of the field of education. We consider it of fundamental importance to rescue the presence and the debate about the theatrical dimension in the classroom, since it inspires the social, moral, cognitive and aesthetic-expressive development that populate the human imagination, in the sense of assisting the educational practices, provoking the participation of all in the teaching process.

Keywords: Theater. Education. Imagination. Human development.

 


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Silva da Silva

Graduada em Pedagogia pela Universidade La Salle (UNILASALLE) e professora municipal de Canoas/RS. E-mail: raquelsilva.2602@gmail.com    ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1227-4060

Elaine Conte

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle e Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq  e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq.

E-mail: elaine.conte@unilasalle.edu.br   ORCID: http://orcid.org/0000-0002-0204-0757

Adilson Cristiano Habowski

Mestrando em Educação e graduado em Teologia pela Universidade La Salle (UNILASALLE). Membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq) e bolsista da CAPES. E-mail: adilsonhabowski@hotmail.com   

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5378-7981

Downloads

Publicado

28/04/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 415
  • PDF downloads: 444

Como Citar

DA SILVA, R. S.; CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. O teatro na educação: avaliações e debates em voga. Revista Cocar, [S. l.], n. 5, p. 163–184, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2351. Acesso em: 29 abr. 2024.