Brincar de fazer cinema com crianças: pensar em si e no mundo, fazer cinema brincando e o exercício do pensamento

Autores

  • Constantina Xavier Filha tinaxav@gmail.com

Resumo

Playing of making movies with children: thinking in yourself and in the word, make movies while playing and the exercise of thought

Resumo:

O texto descreve e analisa experiências em projetos de pesquisa e de extensão na produção de filmes de animação realizadas com crianças de 7 a 12 anos, entre 2010 e 2017, na cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. A experiência de produção de oito filmes de animação com elas foi realizada em momentos de reflexão e brincadeira, nos quais também foram produzidos coletivamente livros infantis. As experiências foram registradas em relatórios, em vídeos (making of), bem como socializadas nas mídias sociais (blogs, canal do YouTube e Facebook). O artigo analisa os resultados das atividades a partir de pressupostos foucaultianos do cuidado de si e do outro. Brincar de pensar, de fazer cinema brincando e de pensar em si, nos/as outros/as e no mundo foram as tônicas do processo de pré-produção, produção e pós-produção dos filmes.

Palavras-chave: Crianças. Filmes de animação. Ética. Estética da existência.

 

Resumen:

El texto describe y analiza experiencias en proyectos de investigación y de extensión en la producción de películas de animación realizadas con niños de 7 a 12 años, entre 2010 y 2017, en la ciudad de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. La experiencia de producción de ocho películas de animación con ellas fue realizada en momentos de reflexión y juego, en los cuales también se produjeron colectivamente libros infantiles. Las experiencias se registraron en informes, en videos (making of), así como socializadas en los medios sociales (blogs, canal de YouTube y facebook). El artículo analiza los resultados de las actividades a partir de presupuestos foucaultianos del cuidado de sí y del otro. Jugar de pensar, de hacer cine jugando y de pensar en sí, en los demás y en el mundo fueron las tónicas del proceso de pre-producción, producción y post-producción de las películas.Palabras-clave: Niños/Niñas. Películas de animación. Ética. Estética de la existencia.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Constantina Xavier Filha

Professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, atua na Faculdade de Educação e no Programa de Pós-Graduação CPAN/UFMS. Email: tinaxav@gmail.com

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7431-5123

Downloads

Publicado

28/04/2019
Métricas
  • Visualizações do Artigo 327
  • PDF downloads: 167

Como Citar

XAVIER FILHA, C. Brincar de fazer cinema com crianças: pensar em si e no mundo, fazer cinema brincando e o exercício do pensamento. Revista Cocar, [S. l.], n. 5, p. 75–98, 2019. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2347. Acesso em: 23 abr. 2024.