A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Autores

  • Rosemary de Oliveira Almeida no@email.com
    UEC
  • Danyelle Nilin Gonçalves no@email.com
    UFC

Resumo

O artigo reflete sobre a formação docente do cientista social que atuará na educação de jovens no Ensino Médio, os desafios e incertezas com os quais se defrontam e, consequentemente, sobre os rumos da Sociologia, como uma área das ciências sociais, apta a se aventurar no conhecimento, na pesquisa e na prática pedagógica do dia a dia escolar. As reflexões aqui contidas são baseadas nos resultados de uma prática reflexiva que está se consolidando no Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará, por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), que objetiva estimular a escolha pelas licenciaturas, a valorização do magistério e a inserção dos licenciandos na vida escolar.

Palavras-chave: Formação Docente; Práticas Educativas; Sociologia.

The comprehensive practice in teacher formation in sociology: an experience from ‘programa institucional de bolsa de iniciação a docência’

The article reflects on the teacher training of the social scientist who will act in the education of young people in High School, the challenges and uncertainties they face and, consequently, on the direction of Sociology as a social science, able to venture on knowledge, research and pedagogical practice of school routine. The reflections contained herein are based on the results of a reflexive practice that is being consolidated in the Graduate Course in Social Sciences at the State University of "Ceara, through the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, which aims to stimulate the choice for undergraduation courses, the enhancement of teaching and the inclusion of undergraduates and in school life.

Keywords: Teacher Training; Educational Practices; Sociology.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21/01/2013
Métricas
  • Visualizações do Artigo 298
  • PDF downloads: 178

Como Citar

ALMEIDA, R. de O.; GONÇALVES, D. N. A prática compreensiva na formação docente em sociologia: uma experiência a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Revista Cocar, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 77–86, 2013. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/215. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos