Escolarização, cultura vivida e alegorias

Autores

  • Carlos Jorge Paixão no@email.com
    UNAMA

Resumo

Este artigo tem por objetivo descrever e analisar algumas manifestações simbólicas concretas de sujeitos que fazem parte cotidianamente do ambiente escolar, desempenhando trajetórias de alunos, de professores, de pais ou de responsáveis, configurando-se em alegorias que derivam da cultura como experiência vivida dentro do gradiente da escolarização formal. Todos os dados expostos e analisados no corpo do texto foram coletados por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa realizada em uma Escola Pública Municipal de Ensino Fundamental, da cidade de Belém do Pará, localizada no Bairro da Pedreira, no período de 2006 até o primeiro semestre de 2007.

Palavras-chave: Escolarização; Cultura vivida; Alegorias.

Schooling, lived culture and allegories"

This article aims to describe and analyze some concrete symbolic manifestations of subjects that are part of the daily school environment performing trajectories of students, teachers, parents or guardians, setting into allegories that derive from the culture as lived experience within the gradient of formal schooling. All data presented and analyzed in the text were collected through a qualitative research conducted in a Municipal Elementary School, of Belém-Pará, located in the district of Pedreira, from 2006 until the first semester of 2007."

Keywords: Education; Lived Culture; Allegories.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21/01/2013
Métricas
  • Visualizações do Artigo 237
  • PDF downloads: 301

Como Citar

PAIXÃO, C. J. Escolarização, cultura vivida e alegorias. Revista Cocar, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 63–76, 2013. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/214. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos