Curso de pós-graduação em Educação Especial e a formação do professor-pesquisador

Autores

  • Maria Cristina Marquezine no@email.com
    UEL
  • Viviane Tramontina Leonessa no@email.com
    UEL
  • Rosângela Marques Busto no@email.com
    UEL

Resumo

O estudo buscou identificar e analisar o fator determinante da escolha do tema do projeto de pesquisa, o papel do orientador, as dificuldades encontradas e as alterações da prática profissional do egresso, influenciada pela elaboração da monografia de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial-Deficiência Mental da UEL. Participaram da pesquisa 50 egressos, professores de Londrina-PR, com idade média de 40 anos. Os instrumentos utilizados foram um roteiro semiestruturado para a coleta de dados e uma ficha de avaliação da categorização das falas das entrevistas, cuja finalidade foi calcular o índice de fidedignidade das categorias elaboradas e a distribuição das falas. Os dados coletados foram submetidos a tratamento estatístico e análise de conteúdo. Os resultados mostraram que os participantes enfrentaram o mesmo processo na escolha do tema de pesquisa indicado na literatura, além dos mesmos tipos de problemas no desenrolar da pesquisa. Os dados vieram mostrar também as características do professor-orientador, sua importância e influência no desenvolvimento e conclusão do trabalho de pesquisa.

Palavras-chave: Educação Especial; Formação de Professores; Pós-Graduação Lato Sensu.

Post graduation course in special education and the teacher-researcher training"

The study" intended to identify and analyze the determining factor in the choice of the research project theme, the role of the tutor teacher, the difficulties" found" and the alterations to the teacher’s professional practice influenced by the development of the monograph required for the completion of the Specialization Course in Special Education-Mental Impairment at UEL. Fifty teachers from Londrina - PR aged in average 40 years old took part in the study. The instruments used were a semi-structured" schedule to collect data and" an evaluation form for the categorization of the interview speeches, whose objective was to calculate the reliability index of the categories elaborated and the speech distribution. The data collected went through statistical treatment and content analysis. The results showed that the participants experienced" the same process for the choice of the research theme indicated in the literature; besides, they had the same kind of problems during the development of the research. The data have also shown the characteristics of the tutor teacher, his/her importance and influence on the development and conclusion of the research project.

Keywords: Special Education; Teacher Training; Lato Sensu Post Graduation Cours

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

21/01/2013
Métricas
  • Visualizações do Artigo 97
  • PDF downloads: 145

Como Citar

MARQUEZINE, M. C.; LEONESSA, V. T.; BUSTO, R. M. Curso de pós-graduação em Educação Especial e a formação do professor-pesquisador. Revista Cocar, [S. l.], v. 6, n. 11, p. 51–62, 2013. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/213. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos