A Educação Indígena na Região Sudeste do Brasil e a Formação de Professores

Autores

  • Irene Jeanete Lemos Gilberto no@email.com
    Universidade do Estado do Pará
  • Fátima Cristina Pires no@email.com
    UNISANTOS

Resumo

A educação indígena vem passando por transformações dentro de um processo que busca valorizar a cultura do índio e oferecer-lhe uma formação que possibilite sua integração nas questões sociais, econômicas e tecnológicas. Esta é uma preocupação antiga que vem sendo priorizada pelas políticas governamentais que tratam da questão indígena, incentivando a participação dos professores indígenas em cursos de formação continuada, para que possam construir conhecimento e refi‚etir sobre a educação bilíngue e intercultural. O presente trabalho tem por objetivo apresentar um estudo sobre a educação indígena na região sudeste do Brasil, com ênfase nas escolas situadas na região de Peruíbe (SP)." Apresenta resultados da pesquisa realizada com professores que atuam nessas escolas, analisando a visão desses professores sobre seu papel como elemento integrador na comunidade indígena.

Palavras-chave: Formação do professor. Educa-ção indígena. Escolas indígenas de Peruíbe

Indigenous education in the southeastern region of Brazil and the training of teachers

Indigenous education has been going through transformations within a process that seeks to value the native’s culture and offer an education that enables his integration in social, economic and technological issues. This is an old concern, which has been made a priority by the government policies that deal with the indigenous issue and encourage the participation of native teachers in prolonged training programs so that they can build knowledge and reflect on bilingual and intercultural education. The present work aims to present a study about indigenous education in the Southeastern region of Brazil, with an emphasis on the schools located in the area of Peruíbe (SP). It presents results of the survey conducted with teachers that work in these schools, analyzing the view of these teachers on their role as an integrating element in the indigenous community.

Keywords: Teacher training. Indigenous education. Indigenous schools in Peruíbe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irene Jeanete Lemos Gilberto, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Letras (USP-SP), docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Católica de Santos, na Linha de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação e Tecnologias, cujas pesquisas estão voltadas para processos formativos a distância, práticas docentes e políticas de expansão de cursos a distância. Participa do projeto de pesquisa Observação da Prática Docente, onde desenvolve pesquisa sobre Observação de Práticas de Leitura, com ênfase nos estudos sobre a imagem. Tem produção na área de Educação e Linguagem, Educação e Tecnologias e Educação à distância, temas que são objeto de investigação.

Fátima Cristina Pires, UNISANTOS

Mestra em Educação pela Universidade Católica de Santos (2009). É historiadora, professora da União da Instituições de Serviços, Ensino e Pesquisa Ltda e da Faculdade do Litoral Sul Paulista. Atua principalmente nos seguintes temas: organização de evento, capacitação, política indigenistas, educação indígena e administração.

Downloads

Métricas
  • Visualizações do Artigo 696
  • PDF downloads: 1368

Como Citar

GILBERTO, I. J. L.; PIRES, F. C. A Educação Indígena na Região Sudeste do Brasil e a Formação de Professores. Revista Cocar, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 7–18, 2011. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/21. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos