Uma leitura a partir da epistemologia de Paulo Freire: a transversalidade da ética na educação, currículo e ensino
Resumo
Esse texto objetiva discutir a relação entre educação, currículo e ensino, como campos emoldurados e perpassados pela ética, assim como é compreendida na matriz de pensamento de Paulo Freire. Defende-se o entendimento de que educação, currículo e ensino estão em um mesmo campo de forças, não podem ser dissociados e são balizados pelos preceitos da ética universal do ser humano, assim como compreendida no contexto da educação crítico libertadora. Assumindo-se que ensino-aprendizagem, currículo e educação mantém uma relação de pertinência representada, no texto, por elipses concêntricas, depreende-se que os valores éticos, subsumidos pela educação libertadora, atravessam, de modo transversal, esses campos.
Palavras chave: Paulo Freire; Ética; Educação; Currículo; Ensino
A reading from the epistemology of Paulo Freire: the transversality of ethics in education, curriculum and teaching
This text aims to discuss the relation between education, curriculum and teaching, as fields framed and permeated by ethics, as it is understood in the matrix of thought of Paulo Freire. One defends the understanding that education, curriculum and teaching are in the same force field, cannot be separated and are beaconed by the precepts of universal ethics of human being, as it is understood in the context of critical-liberating education. Assuming that teaching-learning, curriculum and education hold a pertinence relationship expressed, on the text, by concentric ellipses, one infers that the ethical values, subsumed by liberating education, cross, in a transversal way, these fields.
Keywords: Paulo Freire; Education; Curriculum; Teaching.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 859
- PDF downloads: 832