Práticas Educativas da Religião do Santo Daime: Anotações para uma História da Educação Não Escolar

Autores

  • Maria Betânia Barbosa Albuquerque no@email.com
    Universidade do Estado do Pará

Resumo

Trata-se de um artigo resultante de uma pesquisa de natureza bibliográfica e documental acerca das práticas educativas presentes na religião do Santo Daime. Toma como fontes um conjunto de hinos que conformam o evangelho daimista, bem como a literatura pertinente a esta religião, além de um conjunto de referências bibliográficas que se volta para as possibilidades de uma educação em ambientes não escolares. Tem como objetivos: historiar a origem das práticas culturais centradas no uso de bebidas fermentadas na Amazônia, como é o caso do Daime, também conhecido como Ayahuasca; Identificar os aspectos pedagógicos da religião e verificar os valores que marcam seu ensino. Pretende-se com este estudo contribuir para o delineamento de uma epistemologia da educação em um contexto religioso, extrapolando, com isso, o universo escolar institucionalizado. O argumento fundamental do texto é a de que a religiosidade daimista, centrada no culto ao Daime, se configura como uma experiência essencialmente pedagógica cujos saberes fornece a lógica que direciona o modo de pensar e viver das pessoas que dela comungam.

Palavras-Chave; Práticas Educativas. Religião. Santo Daime. História

Educational puctices of santo daime's religion: notes to "history of the non-scholastic education

This is a paper resultant of a research of Documentary and bibliographical nature on the educative practices in Santo Daime's religion. It takes as source a set of hymns that conforms daimist gospel, as well as pertinent literature to this religion, besides a set of bibliographical references that turns to the possibilities of an education in nonscholastic envirorunents. It has as objectives: to show the historical origin of cultural practices centered in the leavened beverages in the Amazon, as it is the case of Daime, also known as Ayahuasca; to identify the pedagogical aspects of the religion and to verify the values that mark its teaching. It is intended with this study to contribute to the delineation of an educational epistemology in a religious context, sürpassing, with this, the institutionalized scholastic universe. The text's fundamental argument is that the daimist religiousness, centered in the cult to the Daime, fits in with an essentially pedagogical experience, which knowledge supply the logic that directs the way of thinking and living of those Who share it.

Keywords: Educational practices. Religion.Saint Daime. History

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Como Citar

ALBUQUERQUE, M. B. B. Práticas Educativas da Religião do Santo Daime: Anotações para uma História da Educação Não Escolar. Revista Cocar, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 99–110, 2012. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/147. Acesso em: 22 dez. 2024.

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Artigos