Práticas Educativas Ambientais, Saberes e Modos de Vida Locais

Autores

  • Maria das Graças da Silva no@email.com
    Universidade do Estado do Pará

Resumo

Os saberes que orientam as práticas sociais cotidianas de comunidades tradicionais, numa realidade marcada pela precariedade social, econômica e política, têm garantido o manejo sustentável de recursos territorializados. O presente trabalho visa o conhecimento, a compreensão dos saberes e práticas que orientam a organização social e os modos de vida de grupos sociais que moram na comunidade do Livramento, e das formas de relações que estabelecem com os recursos da floresta. Utilizou-se como procedimento metodológico a realização de um diagnóstico socioambiental, oficinas de trabalho e debates acerca de temáticas específicas. Os resultados revelam que mesmo enfrentando problemáticas socioambientais de infra-estrutura como a inexistência de saneamento básico e de água tratada para consumo diário, sistema público educacional e acesso ao atendimento de saúde precários e insuficientes e/ou inexistência assistência técnica, entre outras dificuldades, necessária à melhoria da qualidade de vida e das condições ambientais, ainda assim, suas práticas de trabalho e organização social são orientadas por preocupações de conservação da biosociodiversidade local.

Palavras-Chave: Práticas Educativas. Campo Ambiental. Saberes Locais. Modos de Vida. Comunidades Ribeirinhas

Environmental educational puctices, knowledge and local ways of life

The knowledge that guide daily social practices of traditional communities, in a reality marked by social, economic and political precariousness, have guaranteed the sustainable handling of environmental resources. The present work aims at the knowledge, the understanding of knowledge and practices which guide the social organization and the ways of life of social groups that live at the Livramento community, as well as of the forms of relationships they establish with forest resources. One used as methodological procedure the accomplishment of a environmental social diagnosis, thematic workshops and debates concerning specific subject matters. The results disclose that even facing environmental social problematic of infrastructure, as the inexistence of basic sanitation and treated water for daily consumption, educational public system and access to the precarious and insufficient attendance of health and/ or inexistence of technique assistance, among other difficulties, necessary to the improvement of the life quality and the environment conditions, their practical works and social organization are still guided by concerns of conservation of the local biodiversity and social diversity.

Keywords: Educational Practices. Environmental Field. Local knowledge. Ways of life. Along- river communities.

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Como Citar

DA SILVA, M. das G. Práticas Educativas Ambientais, Saberes e Modos de Vida Locais. Revista Cocar, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 47–58, 2012. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/142. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos