Plataformas privadas como mecanismo do capitalismo de vigilância: análise dos servidores de e-mail em universidades e institutos federais do Brasil
Private platforms as mechanisms of surveillance capitalism: an analysis of email servers in Brazilian federal universities and institutes
Palavras-chave:
Capitalismo de vigilância, Universidades Federais (UF), Institutos Federais (IF)Resumo
Este estudo analisa o uso de plataformas privadas de servidores de e-mail do Google e da Microsoft e suas implicações no contexto do capitalismo de vigilância. A pesquisa, de natureza quanti-qualitativa, de análise bibliográfica e documental com dados do Observatório Educação Vigiada, revela um cenário preocupante de dependência tecnológica. Mais de 70% das Universidades Federais (UF) em três regiões do país utilizam servidores do Google, enquanto nos Institutos Federais (IF), outras três regiões têm 100% de dependência dessa big tech. A presença de servidores da Microsoft é maior nas UF. Os resultados evidenciam riscos à autonomia digital dessas instituições, reforçando a necessidade de políticas públicas que promovam alternativas tecnológicas de caráter público, preservando a educação como bem comum e espaço democrático de produção de conhecimento.
Palavras-chave: Capitalismo de vigilância; Universidades Federais (UF); Institutos Federais (IF).
Abstract
This study analyzes the use of private email server platforms from Google and Microsoft and their implications in the context of surveillance capitalism. The research, which is quantitative-qualitative in nature, involves bibliographic and documentary analysis with data from the Supervised Education Observatory, revealing a concerning scenario of technological dependence. More than 70% of Federal Universities (UF) in three regions in Brazil use Google servers, while in Federal Institutes (IF), there are other three regions with 100% dependence on this big tech. The presence of Microsoft servers is higher in UF. The results highlight risks to the digital autonomy of these institutions, reinforcing the need for public policies that promote public technological alternatives, preserving education as a common good and a democratic space for knowledge production.
Keywords: Surveillance capitalism; Federal Universities; Federal Institutes.
Downloads
Referências
ALLAGUI, Ilhem. The big techs keep gaining momentum. Is it time for a new research agenda? Foreword to JOCIS 9. Journal of Creative Industries and Cultural Studies (JOCIS), v. 9, p. 16-23, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.56140/JOCIS-v9-1. Acesso em: 15 out. 2024.
AMIEL, Tel. Educação aberta e plataformização: perspectivas críticas para um novo contrato social na educação. Perspectivas, v. 54, p. 341–350, 2024. DOI: 10.1007/s11125-023-09660-x. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s11125-023-09660-x. Acesso em: 15 dez. 2024
AMIEL, Tel; SARAIVA, Filipe; CRUZ, Leonardo Ribeiro da; GONSALES, Priscila. Mapeo del Capitalismo de Vigilancia en la Educación Superior Sudamericana. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa - RELATEC, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 221-239, 2023. DOI: 10.17398/1695-288X.22.1.221. Disponível em: https://relatec.unex.es/index.php/relatec/article/view/4425. Acesso em: 16 ago. 2024.
AMIEL, Tel; PEZZO, Thiago; DA CRUZ, Leonardo Ribeiro; OLIVEIRA, Luísa Antunes. Os modos de adesão e a abrangência do capitalismo de vigilância na educação brasileira. Perspectiva, [S. l.], v. 39, n. 3, p. 1–22, 2021. DOI: 10.5007/2175-795X.2021.e80582. Disponível em: https://periodicos.UFc.br/index.php/perspectiva/article/view/80582. Acesso em: 3 nov. 2024.
ANTUNES, Luis Henrique. Capitalismo de vigilância, neoliberalismo e subjetividade. 2023. 106fls. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40827. Acesso em: 18 dez. 2024.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (ANDIFES). Universidades Federais: patrimônio da sociedade brasileira. Brasília: ANDIFES, 2017. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2021/07/publicacao-UniversidadesFederais-Patrimonio-da-Sociedade-Brasileira.pdf. Acesso em: 29 nov. 2024.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR (ANDIFES). Sobre a Andifes. 2025. Disponível em: https://www.andifes.org.br/sobre-a-andifes/. Acesso em: 17 jan. 2025.
BARRERA, Débora Furtado. O canto das sereias- a entrada das Big Techs nas universidades públicas brasileiras. 2024. 216 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/48715. Acesso em: 22 nov. 2024.
BIRCH, Kean; BRONSON, Kelly. Big Tech. Ciência como cultura, v. 31, n. 1, p. 1-14, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09505431.2022.2036118. Acesso em: 15 out. 2024.
BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 dez. 1961. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L4024.htm. Acesso em: 16 nov. 2024.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 dez. 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm.
Acesso em: 20 abr. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. 2025a. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/ept/rede-federal. Acesso em: 27 mar. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. 2025b. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/ept/rede-federal/institutos-federais-de-educacao-ciencia-e-tecnologia. Acesso em: 27 nov. 2024.
CHIARINI, Tulio; NETO, Victo José da Silva; PEREIRA, Larissa de Souza; SZIGETHY, Leonardo. Plataformas Digitais: mapeamento semissistemático e interdisciplinar do conhecimento produzido nas universidades brasileiras. Brasília: Rio de Janeiro: Ipea, 2023. DOI: 10.38116/td2829. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/11677/1/TD_2829_web.pdf. Acesso em: 3 out. 2024.
CONSELHO NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA (CONIF). Portal Conif. 2025. Disponível em: https://portal.conif.org.br/. Acesso em: 27 jan. 2025.
CRUZ, Leonardo Ribeiro da; DINIZ, Janaina do Rozário; AMIEL, Tel; GONSALES, Priscila; SARAIVA, Filipe. Mapeamento da plataforma da educação pública superior: América Latina e África (Relatório - versão 1). Observatório Educação Vigiada. 2024. Disponível em: https://zenodo.org/records/11243189/files/Relat%C3%B3rio%20OEdvig%20-%20%C3%81frica%20e%20Am%C3%A9rica%20Latina%202024.pdf?download=1. Acesso em: 23 dez. 2024.
KOERNER, Andrei. Capitalismo e vigilância digital na sociedade democrática. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 36, n. 105, p. e3610514, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/3RSTj7mCYh6YcHRnM8QZcYD/. Acesso em: 11 jan. 2025.
LIMA, Daniela da Costa Britto Pereira; COSTA, Fernando Wagner da. GEaD nos seus 10 anos: Viesses entre ensino, pesquisa e extensão. [livro eletrônico]. Goiânia: Cegraf UFG, 2024. Disponível em: https://portaldelivros.ufg.br/index.php/cegrafufg/catalog/book/565. Acesso em: 26 jan. 2025.
MINAYO, Maria Cecilia de S.; SANCHES, Odécio. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 239-262, jul/set, 1993. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/Bgpmz7T7cNv8K9Hg4J9fJDb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 3 dez. 2024.
NASCIMENTO, Matheus Monteiro; CAVALCANTI, Cláudio José de Holanda; OSTERMANN, Fernanda. Dez anos de instituição da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: o papel social dos institutos federais. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 101, n. 257, 18 jun. 2019.
Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4358. Acesso em: 18 dez. 2024.
NIPPES, Gabriel; GUIDOLINI, Paulo Octavio. O dilema do capitalismo de vigilância. PET Economia UFES, v. 1, n. 2, p. 27-32, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/peteconomia/article/view/33792. Acesso em: 20 dez. 2024.
OBSERVATÓRIO EDUCAÇÃO VIGIADA (OEdVig). Sobre. 2025. Disponível em: https://educacaovigiada.org.br/pt/sobre.html. Acesso em: 26 jan. 2025.
PACHECO, Eliezer Moreira. Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Natal: IFRN, 2010. Disponível em: http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1013. Acesso em: 12 out. 2024.
QUEZADA, Ricardo Gaete. Influencia supranacional de la UNESCO en la educación superior Latinoamericana. Revista Española de Educación Comparada, [S. l.], n. 37, p. 63–88, 2020. Disponível em: https://revistas.uned.es/index.php/REEC/article/view/27884. Acesso em: 15 set. 2024
SILVA, Leonardo Barbosa e; MARTINS, Rafaela Rodrigues. Expansão das universidades no Brasil e o papel social das novíssimas instituições. Pesquisa e Debate em Educação, [S.I.], v. 14, p. 1-18, e42197, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/42197. Acesso em: 10 dez. 2024.
SOUZA, Cleonilton da Silva. A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder [Shoshana Zuboff]. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, [S.I.], v. 15, n. 2, p. 689–695, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/51058. Acesso em: 22 jan. 2025.
SOUZA, Celia Rezende; KERBAUY, Maria Teresa Miceli. Abordagem quanti-qualitativa: superação da dicotomia quantitativa-qualitativa na pesquisa em educação. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 31, n. 61, p. 21–44, 2017. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/29099. Acesso em: 3 dez. 2024.
ZUBOFF, Shoshana. Big Other: surveillance capitalism and the prospects of an information civilization. Journal of Information Technology, v. 30, n. 1, 2015. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1057/jit.2015.5. Acesso em: 12 nov. 2024.
ZUBOFF, Shoshana. A era do capitalismo de vigilância. Editora Intrínseca, 2021.




















