Comunicação e educação no atual cenário sócio-técnico-político: desafios interseccionais no trabalho com coletivos subalternizados 150 8
Palavras-chave:
Sul global , Povos subalternizados, Tecnologias digitaisResumo
O presente estudo reúne pesquisas implicadas no atual cenário sociotécnico, permeado pelos usos de tecnologias digitais, em que se vivencia o capitalismo de plataforma, o colonialismo de dados e o domínio das Big Tech. Este ensaio reflete sobre os desafios interseccionais no trabalho educativo, a partir de uma ótica comunicacional emancipatória com povos subalternizados no Sul Global, evidenciando possibilidades concretas de intervenção didático-pedagógica com potencial de transgressão do paradigma segregador presente na atual matriz educacional. Tais investigações se inserem no campo das epistemologias contra-hegemônicas e convergem em fazeres/pensares insurgentes, em uma perspectiva contracolonial e hacker. Seus resultados indicam, apesar de sua atuação em microescala, grande potencial de transgressão com impactos positivos no fortalecimento dos coletivos envolvidos.
Downloads
Referências
xxx
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Revista Cocar

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O envio de qualquer colaboração implica automaticamente a cessão integral dos direitos autorais à Revista Cocar. A Revista não se obriga a devolver os originais das colaborações enviadas.




















