Apresentação do dossiê: Educação, Comunicação e Tecnologias: mecanismos de resistência ao capitalismo de plataforma e outros tecnocentrismos

Presentación del dosier: Educación, Comunicación y Tecnologías: mecanismos de resistencia al capitalismo de plataformas y otros tecnocentrismos

Autores

Palavras-chave:

Educação; Comunicação; Tecnologias digitais; Capitalismo de plataforma; Resistência; Inteligência artificial.

Resumo

O dossiê Educação, Comunicação e Tecnologias: mecanismos de resistência ao capitalismo de plataforma e outros tecnocentrismos reúne reflexões críticas sobre as implicações das tecnologias digitais na educação, na comunicação e na vida social contemporânea. Partindo dos 35 anos de trajetória do GT 16 da ANPEd, as discussões abordam o avanço do capitalismo de plataforma, o controle algorítmico e o colonialismo de dados, que tensionam a soberania tecnológica e os processos formativos. Os artigos problematizam desde os desafios interseccionais na educação de coletivos subalternizados até políticas públicas de inclusão digital, passando por perspectivas hacker de pesquisa, usos da inteligência artificial, práticas pedagógicas e narrativas digitais. O conjunto evidencia tanto as contradições do fetiche tecnológico quanto as possibilidades de resistência, criação e emancipação, ressaltando a urgência de uma formação crítica, decolonial e comprometida com a justiça social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Zenha, Universidade Federal do Pará

Professor Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Pará. Professor  do Programa de Pós-Graduação em Educação e Culturas Inclusivas (PPGECI) , do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB) e do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) da Universidade Federal do Pará. Desenvolve trabalhos no campo do ensino, pesquisa e extensão nas áreas de educação e comunicação. Vice Coordenador do GT 16 - Educação e Comunicação da ANPED.

Email:Leozenha@ufpa.br       Orcid:https://orcid.org/0000-0003-2474-8112

Adda Daniela Lima Figueiredo Echalar, UFG

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), na linha de pesquisa de Teorias da Educação e Processos Pedagógicos. Mestre em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Cursou especialização em Formação de Professores, com foco em Educação Ambiental, na PUC Goiás. Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Goiás (UCG). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM UFG), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE UFG) e do Departamento de Educação em Ciências do Instituto de Ciências Biológicas (DEC ICB) - UFG. Vice-coordenadora do PPGECM UFG (out. 2024 - set. 2026). Líder do grupo de pesquisa KADJÓT (Grupo interinstitucional de estudos e pesquisas sobre as relações entre as Tecnologias e a Educação). Coordena o Laboratório de Pesquisa e Ensino de Ciências (LAPENCI) e o GT 16 Educação e Comunicação da ANPEd (2024-2025).  Email:adda.daniela@ufg.br   Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3026-8860

Daniel de Queiroz Lopes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Informática na Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGIE/CINTED/UFRGS). Professor Adjunto da Faculdade de Educação (FACED/UFRGS) e professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE/CINTED/UFRGS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. E-mail: daniel.lopes@ufrgs.br           Orcid:https://orcid.org/0000-0002-0560-0385

Referências

xxx

Downloads

Publicado

21/10/2025

Como Citar

ZENHA, L.; ADDA DANIELA LIMA FIGUEIREDO ECHALAR; DANIEL DE QUEIROZ LOPES. Apresentação do dossiê: Educação, Comunicação e Tecnologias: mecanismos de resistência ao capitalismo de plataforma e outros tecnocentrismos : Presentación del dosier: Educación, Comunicación y Tecnologías: mecanismos de resistencia al capitalismo de plataformas y otros tecnocentrismos. Revista Cocar, [S. l.], n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/10950. Acesso em: 5 dez. 2025.

Edição

Seção

Apresentação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)