Revisitar os Clássicos: Notas Reflexivas sobre Durkheim
Resumo
O texto visa, por meio de algumas notas reflexivas, identificar a necessidade de se revisitar os clássicos, pais fundadores do pensamento teórico, epistemológico e metodológico. De forma introdutória, recorre-se a algumas contribuições de Durkheim, um clássico da sociologia, para a construção do pensamento sociológico, por reconhecer a presença desse autor em estudos atuais, notadamente, naqueles que tratam da confguração do social, da construção do objeto social ou da educação. Como justificação, considera-se que a inserção nos cursos de pósgraduação stricto ou lato sensu de clássicos é não só relevante, como necessária para a formação acadêmica e/ou intelectual, para que no decorrer dos debates teórico-práticos se tenha o mínimo de remetimento compartilhado, quando determinadas categorias forem mencionadas, ou mesmo para proceder ao exercício da crítica de literaturas atuais. Durkheim, fundador da sociologia, continua tendo influência no pensamento contemporâneo, e, particularmente, na educação, embora nem sempre reconhecida. As notas reflexivas tratam, mais especificamente, da construção metodológica desse autor e tem por referência uma de suas obras clássicas: "As regras do método sociológico".
Palavras-chave:" Sociologia" Clássica." Fato Social. Representações Sociais. Classificação. Espaço.
Revisiting the classics: reflexive notes on Durkheim
The text aims at identifying, through some reflexive notes, the necessity of revisiting the classics, the founding fathers of the theoretical, epistemological and methodological thought. In an introductory manner, one resorts to some contributions of Durkheim, a classic of Sociology, concerning the construction of the sociological thought, for recognizing the presence of this author in nowadays studies, especially, in those which deal with social configuration, construction of social object or education. As justification, one considers that the insertion of the classics in the post-graduation courses, stricto or lato sensu, is not only relevant, but necessary in order to have along the theoretical-practical debates the minimum of shared reference, when certain categories are mentioned, or even to proceed to the exercise of the current literature criticism. Durkheim, the founding father of Sociology, keeps on influencing the contemporary thought, and, particularly, in education, although, it is not always recognized. The reflexive notes deal, more specifically, with the methodological construction of this author, having as reference one of his classical works: "As regras do método sociológico".
Key-words: Classical Sociology. Social Fact. Social Representations. Classification. Space.
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