A Educação como Projeto Político: Lições de Autonomia em Castoriadis e Freire

Autores

  • Denise Simões Rodrigues dssr@uol.com.br
    Universidade do Estado do Pará

Resumo

Meu objetivo neste artigo é discutir as idéias sobre educação e pedagogia em dois autores que as trataram com ênfase diferente em suas obras e em suas carreiras acadêmicas. Castoriadis, filósofo, psicanalista, sociólogo, foi um militante do seu projeto de autonomia. Suas idéias sobre a autonomia o aproximam de um outro filósofo, Paulo Freire, que pode ser definido com uma única palavra: educador. As idéias centrais de Freire estão a serviço de sua visão de educação libertadora do sujeito, do mesmo modo como Castoriadis propõe a eliminação da desigualdade social e política através da defesa intransigente da autonomia como a junção da liberdade e da igualdade. A preparação de uma sociedade autônoma deve ser a tarefa de um projeto político de educação que contemple a discussão da "fabricação social" de sujeitos capazes de "propor e discutir a sua lei" e de pensar os limites de sua própria vida social e política.

Palavras-Chave: Autonomia. Educação. Imaginário Social.

Education as a political project: autonomy lessons in Castoriadis and Freire

My objective in this article is to discuss the ideas on education and pedagogy in two authors who have treated them with different emphasis in their works and in their academic careers. Castoriadis, philosopher, psychoanalyst, sociologist, was a militant of his project on autonomy. His ideas on autonomy approximate him of another philosopher, Paulo Freire, who can be defined by a unique word: educator. The central ideas of Freire are serving his vision of education as liberation of the individual, in the same way as Castoriadis proposes the elimination of the social and political inequality through the uncompromising defense of the autonomy as the union of freedom and equality. The preparation of an autonomous society should be the task of a political project of education that contemplates the discussion of the "social production" of individuals capable to "propose and to discuss his/her law" and to think the limits of his/her own social and political life.

Keywords: Autonomy. Education. Social Imaginary

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Biografia do Autor

Denise Simões Rodrigues, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Sociologia (UFC/CE). Ex-Professora Adjunta da UFPa. Professora do Departamento de Filosofi a e Ciências Sociais e do Curso de Mestrado em Educação CCSE/UEPA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Sociedade, Ciência e Ideologia (CNPq). Pesquisa em andamento: Sociedade e História da Educação na Amazônia (1650-1850).

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Como Citar

RODRIGUES, D. S. A Educação como Projeto Político: Lições de Autonomia em Castoriadis e Freire. Revista Cocar, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 59–68, 2012. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/107. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos