A Escola é para todos? Indagações Pertinentes

Autores

  • Nilda de Oliveira Bentes nildaobentes@uol.com.br
    Universidade do Estado do Pará
  • Francy Taissa Nunes Barbosa franuepa@hotmail.com
    Universidade do Estado do Pará
  • Selma Maria Clemente selmammc@hotmail.com
    Universidade do Estado do Pará

Resumo

O presente artigo faz parte da pesquisa em andamento "O professor e a educação inclusiva da criança e do jovem em situação de risco social" e discute a abragência dos debates que agitaram os sujeitos ao discutir a temática "A escola é para todos?". Os debates foram realizados com a finalidade de elaborar o roteiro de uma entrevista semiestruturada. O assunto referido foi um dos textos prévios que serviram de base para discussão e trouxe a compreensão da própria ideia de escola inclusiva e das dificuldades e desafios postos pela inclusão dessa clientela em situação de risco social, ligado à organização da sociedade, aos valores que nela prevalecem, às prioridades definidas pelas políticas públicas, e aos meios efetivamente disponibilizados para implantação dessas políticas, às questões de infraestrutura e aos fatores relacionados à formação e desenvolvimento do profissional docente, que ao trabalhar junto a essa clientela se constitui professor e constrói sua prática inclusiva.

Palavras-chave: Educação. Escola Inclusiva. Educação para Todos. Políticas Educacionais

Is the school for all? pertinent inquiries

The present article is part of the ongoing research "The teacher and the including education for children and youth in situation of social risk", and discusses the reach of the debates that agitated the individuals, discussing the theme "Is the school for all?" The debates were accomplished with the purpose of elaborating the itinerary of a semi-structured interview. The subject was one of the previous texts that served as base for the discussion, and brought the understanding of the very idea of inclusive school and of the difficulties and challenges put by the inclusion of this group in situation of social risk, linked to the society’s organization, to the values that prevail on it, to the defined priorities by the public policies and to the meansindeedavailablefortheestablishmentofthese policies, to the infrastructure and the factors related to the formation and educational development of this professional that, when working with this group, establishes himself/herself as a teacher and builds his/her inclusive practice.

Keywords: Education. Inclusive School. Education for All. Educational Policies.

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Biografia do Autor

Nilda de Oliveira Bentes, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação. Professora de Psicologia Educacional do curso de Pedagogia do Centro de Ciências Sociais CCSE/UEPA e docente do Mestrado em Educação CCSE/UEPA, linha de pesquisa Formação de Professores. Coordenadora da pesquisa "O professor e a educação inclusiva da criança e do jovem em situação de risco social".

Francy Taissa Nunes Barbosa, Universidade do Estado do Pará

Estudante de Pedagogia. Aluna do curso de Pedagogia do CCSE/UEPA e bolsista da pesquisa "O professor e a educação inclusiva da criança e do jovem em situação de risco social".

Selma Maria Clemente, Universidade do Estado do Pará

Especialista. Professora de Psicologia do curso de Terapia Ocupacional e Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde - CCBS/UEPA. Pesquisadora voluntária da pesquisa "O professor e a educação inclusiva da criança e do jovem em situação de risco social".

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Como Citar

BENTES, N. de O.; BARBOSA, F. T. N.; CLEMENTE, S. M. A Escola é para todos? Indagações Pertinentes. Revista Cocar, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 49–58, 2012. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/106. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos