Ensino de Conceitos Geométricos, Medidas e Simetria: Por uma Educação (Etno)Matemática com Arte

Autores

  • Iran Abreu Mendes iamendes@ccet.ufrn.br
    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Resumo

A arte geométrica tem atraído o interesse de antropólogos, artistas plásticos, profi ssionais do universo da moda, estudiosos da etnomatemática, entre outros, pois em quase todo o mundo há manifestações que evidenciam aspectos geométricos elaborados pela cognição humana, o que para Gerdes (1991) é denominado de pensamento geométrico. Neste artigo, abordamos a geometria presente nos ornamentos geométricos da arte, considerando a sua importância como um eixo gerador da matemática a ser implementado nas escolas. Fazemos uma refl exão acerca de uma experiência realizada com professores de Matemática e estudantes de licenciatura em Matemática e apontamos algumas possibilidades de exploração dos princípios de simetria da arte no ensino de geometria.

Palavras-Chave: Etnomatemática. Ensino de Geometria. Simetria.

Teaching of geometric concepts, measurements and symmetry: for an (ethno)mathematical education with art

Geometric"art has awakened the interest of"anthropologists, plastic artists, professionals from"the fashion world, ethno-mathematics researchers,"among others, for almost all over the world there are manifestations that emphasize geometric"aspects which are produced by human cognition,which Gerdes (1991) denominates"geometric thought. In this paper, we deal with the geometry thatexists in the artistic geometric ornaments considering their importance as a mathematics generator"axis to be implemented at schools. We make a reflection concerning an experience that was carried"out" with teachers and students of" Mathematics"course and we point out some possibilities of exploration of the principles of art’s symmetry in the"teaching of geometry.

Keywords:""Etnomathematics." Geometry"Teaching. Symmetry."

"

"

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professor do Departamento de Matemática e atua como orientador nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, ambos da UFRN. Desenvolve estudos e pesquisas em História e Ensino de Matemática, Formação de Professores e em Etnomatemática, no Grupo de Estudos em Matemática e Cultura. Suas publicações mais recentes são: Educação (Etno) Matemática: pesquisas e experiências (Flecha do Tempo, 2004); Números: o simbólico e o racional na história (Livraria da Física, 2006); A História como um agente de cognição na Educação Matemática, co-autoria com John A. Fossa e Juan E. Nápoles Valdés (Sulina, 2006). Atualmente coordena dois projetos de pesquisa: 1) A história na formação continuada de professores de Matemática; 2) Sociedade, cognição e cultura: por uma Educação Etnomatemática com arte.

Downloads

Métricas
  • Visualizações do Artigo 459
  • PDF downloads: 585

Como Citar

MENDES, I. A. Ensino de Conceitos Geométricos, Medidas e Simetria: Por uma Educação (Etno)Matemática com Arte. Revista Cocar, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 35–48, 2012. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/105. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos