OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE ALUNOS AUTISTAS NO PERÍODO PANDÊMICO

Autores

DOI:

10.69675/RCU.2763-7646.9598

Palavras-chave:

Autismo, Ensino/Aprendizagem, Pandemia, Desafio

Resumo

Este artigo, cujo tema é compreender Os Desafios da Educação de Alunos Autistas no Período Pandêmico, teve como objetivo investigar as mudanças nas práticas pedagógicas dos professores de alunos autistas em uma escola municipal de ensino fundamental no município de São Miguel do Guamá, PA. Essas mudanças foram decorrentes da necessidade de atender aos protocolos de saúde no contexto da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19). Diante do cenário da pandemia, iniciada em 2019, o ensino remoto proporcionou uma nova forma de interação pessoal mediada por tecnologias. Nesse contexto, surgiu a seguinte questão-problema: Quais estratégias pedagógicas foram utilizadas pelos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) durante o período pandêmico para atender alunos autistas? A partir disso, elaborou-se o objetivo geral: Investigar as práticas dos professores do AEE no período da pandemia da Covid-19, voltadas ao atendimento de alunos autistas em uma escola municipal da rede pública no município de São Miguel do Guamá, PA. Derivados desse objetivo geral , foram definidos três objetivos específicos: descrever acerca do acesso escolar do aluno autista; analisar as práticas utilizadas pelos profissionais que atendem alunos autistas; e identificar as dificuldades dos professores ocorridas no processo de ensino/aprendizagem dos alunos autistas em virtude da pandemia mundial da Covid-19. A metodologia adotada foi uma pesquisa de campo, caracterizada como um estudo de caso com abordagem qualitativa. Como instrumentos, utilizou-se um questionário e a técnica de análise de dados do tipo descritivo-interpretativa, complementados por entrevistas não estruturadas. Os resultados da pesquisa concluem que apesar das adversidades impostas pela pandemia da Covid-19, os professores do AEE desempenharam um papel fundamental ao adaptar suas práticas para atender às necessidades dos alunos autistas. Esse esforço destaca a importância de investir na formação continuada e no suporte tecnológico aos profissionais da educação, visando garantir a inclusão e o desenvolvimento pleno desses alunos, mesmo em contextos adversos.

Biografia do Autor

Zelinda Duarte Rodrigues, Prefeitura Municipal de São Sebastião da Boa Vista

Mestre no Ensino de Ciências Ambientais (UFPA), especialista em Transtorno do Espectro Autista (UEPA), graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (UFPA). Atualmente é Professora efetiva na Creche Municipal Odinamar Oliveira Gomes, São Sebastião da Boa Vista, Pará, Brasil.

Valéria Cristina Taveira de Lima, Prefeitura Municipal de São Miguel do Guamá

Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (UEPA) Pós-Graduada em Educação Especial, Psicopedagogia Clínica e Institucional (FARESE). Transtorno do Espectro Autista (UEPA). Graduada em Artes Visuais (FARESE). Pós-Graduada em Arteterapia (FARESE). Arteterapeuta do Centro Municipal Educacional Especializado Terapêutico (CMEET), São Miguel do Guamá, Pará, Brasil.

Carla Solange Azevedo de Luna, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Mestre em Psicologia Clínica e Social pela Universidade Federal do Pará (UFPA), graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), especialista nas áreas de Psicologia Escolar e da Aprendizagem e Psicoterapias Institucionais pela PUCCAMP, e especialista em Neuropsicopedagogia Clínica e INstitucional e Gestão Escolar pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo. Professora Assistente da Universidade do Estado do Pará; exerce suas atividades acadêmicas no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), no Departamento de Educação Especializada (DEES).

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Publicado

29/11/2024
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Como Citar

DUARTE RODRIGUES, Z.; TAVEIRA DE LIMA, V. C.; AZEVEDO DE LUNA, C. S. OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DE ALUNOS AUTISTAS NO PERÍODO PANDÊMICO. Revista Comunicação Universitária, Belém, v. 4, p. 1–18, 2024. DOI: 10.69675/RCU.2763-7646.9598. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/comun/article/view/9598. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Transtorno do Espectro Autista (TEA)