Alfabetização e avaliação da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o que revelam os estudos sobre o tema?

Literacy and writing assessment in the early years of Elementary School: what do studies on the subject reveal?

Authors

Abstract

Este estudo de natureza bibliográfica tem como objetivo analisar a produção acadêmica acerca da avaliação da escrita no processo de alfabetização, com estudantes do 1º ano ao 3º ano do ensino fundamental. Assim, realizou-se um levantamento bibliográfico de caráter exploratório, no período de 2012 a 2022. Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo e organizados em quatro categorias temáticas. Os resultados indicam uma tendência na associação da avaliação da escrita à avaliação da leitura, assim como evidencia-se uma polarização entre perspectivas que consideram a escrita como um código ou como um sistema de notação e/ou representação. Ademais, há uma inclinação para uso de instrumentos voltados para a avaliação da apropriação do SEA no 1º e 2º ano e propostas de produção textual no 3º ano, apesar disso a ênfase recaia em aspectos da ortografia e acentuação.

Palavras-chave: Alfabetização; Avaliação; Ensino Fundamental.

 

Abstract

This bibliographic study aims to analyze the academic production on the assessment of writing in the literacy process, with students from the 1st to the 3rd grade of elementary school. Thus, an exploratory bibliographic survey was carried out, from 2012 to 2022. The data were analyzed based on content analysis and organized into four thematic categories. The results indicate a tendency to associate the assessment of writing with the assessment of reading, as well as evidence of a polarization between perspectives that consider writing as a code or as a system of notation and/or representation. Furthermore, there is a tendency to use instruments aimed at assessing the appropriation of SEA (alphabetic writing system) in the 1st and 2nd grades and proposals for textual production in the 3rd grades, despite this the emphasis fell on aspects of spelling and accentuation.

Keywords: Literacy; Assessment; Elementary Education/School.

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Author Biographies

Aline Gasparini Zacharias-Carolino, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutoranda pelo programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), campus Rio Claro. Mestra em Educação (2019) e graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia (2016) pela mesma Universidade. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações, Aprendizagem, Leitura e Escrita - Geprale.

Andréia Osti, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP), credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações, Aprendizagem, Leitura e Escrita – Geprale.

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Published

19/08/2025

How to Cite

ZACHARIAS-CAROLINO, A. G.; OSTI, A. Alfabetização e avaliação da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o que revelam os estudos sobre o tema? Literacy and writing assessment in the early years of Elementary School: what do studies on the subject reveal? . Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9566. Acesso em: 7 dec. 2025.