A satisfação acadêmica em um grupo de estudantes universitários antes e durante a pandemia

Satisfacción académica en un grupo de estudiantes universitarios antes y durante la pandemia

Autores

Resumo

O presente trabalho realizou uma investigação sobre a temática da Satisfação Acadêmica no ensino superior em estudantes de uma universidade pública brasileira do estado de São Paulo. Buscou-se especificamente comparar os fatores de satisfação e insatisfação entre um grupo de 136 estudantes do curso de Geografia, antes e durante a pandemia de Covid-19, para compreender quais fatores sofreram alteração em relação a vida dos estudantes. Metodologicamente foi aplicado o Questionário de Satisfação com a Experiência Acadêmica. Os estudantes, em sua maioria ainda não estão ativos no mercado de trabalho. Esta pesquisa possibilitou o reconhecimento dos fatores que interferem na satisfação dos estudantes no ambiente educacional, verificando o impacto do isolamento para os estudantes e auxiliando no planejamento de ações, programas e serviços de atendimento aos estudantes.

Palavras-chave: Pandemia; Satisfação Acadêmica; Desempenho acadêmico.

 

Resumen

El presente trabajo realizó una investigación sobre el tema Satisfacción Académica en la educación superior en estudiantes de una universidad pública brasileña en el estado de São Paulo. Específicamente, buscamos comparar los factores de satisfacción e insatisfacción entre un grupo de 136 estudiantes de la carrera de Geografía, antes y durante la pandemia de Covid-19, para comprender qué factores cambiaron en relación con la vida de los estudiantes. Metodológicamente se aplicó el Cuestionario de Satisfacción con la Experiencia Académica (QSEA). La mayoría de los estudiantes todavía no están activos en el mercado laboral. Esta investigación permitió reconocer los factores que interfieren en la satisfacción de los estudiantes en el ambiente educativo, verificando el impacto del aislamiento para los estudiantes y auxiliando en la planificación de acciones, programas y servicios para los estudiantes.

Palabras llave: Pandemia; Satisfacción Académica; Logro académic

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andreia Osti, Unesp

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora do Departamento de Educação da UNESP – Universidade Estadual Paulista credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Leciona disciplinas na área da didática, alfabetização e práticas educativas. Coordenadora do curso de Pedagogia. Desenvolve pesquisas na área de Educação e Psicologia Educacional, atuando principalmente com os seguintes temas: Alfabetização / leitura e escrita, Cognição, Satisfação Acadêmica, Desempenho e Afetividade, com ênfase nos processos de Ensino e Aprendizagem na sala de aula. E-mail para contato: andreia.osti@unesp.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7605-2347. 

Leandro S. Almeida, Universidade do Minho

Professor catedrático de Psicologia da Educação no Instituto de Educação (IE) da UMinho. Licenciado em Psicologia na Universidade do Porto (UP), em 1980, realizou estágio na Universidade de Yale (EUA) e na Universidade Católica de Lovaina (Bélgica). Fundou e presidiu uma associação de psicólogos portugueses. Iniciou a atividade docente em 1978 na UP, doutorou-se em Psicologia em 1987 e ingressou na UMinho em 1988, tendo prestado provas de agregação em 1994 e exercido cargos de vice-presidente do Conselho Académico, vice-reitor e presidente do IE. Nos últimos anos tem desenvolvido estudos sobre a adaptação e sucesso dos estudantes no ensino superior, coordenando o ObservatoriUM– Observatório dos Percursos Académicos dos Estudantes da UMinho. Integra o conselho editorial de várias revistas e é membro de diversas associações científicas nacionais e internacionais. Preside ao Conselho de Especialidade de Psicologia da Educação da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Integrou o Conselho Científico do Instituto de Inovação Educacional (Ministério da Educação) e foi membro do Conselho Nacional de Educação.

E-mail: leandro@ie.uminho.pt                Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0651-7014

Downloads

Publicado

23/11/2022
Métricas
  • Visualizações do Artigo 3483
  • pdf downloads: 129

Como Citar

OSTI, A.; S. ALMEIDA, L. . A satisfação acadêmica em um grupo de estudantes universitários antes e durante a pandemia: Satisfacción académica en un grupo de estudiantes universitarios antes y durante la pandemia. Revista Cocar, [S. l.], v. 17, n. 35, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5240. Acesso em: 21 dez. 2024.