Metodologias ativas: tipos, conceitos e contribuições para a educação

Active methodologies: types, concepts and contributions to education

Authors

Abstract

Este artigo investiga contribuições e limitações de diferentes tipos de metodologia ativa, com o objetivo de contribuir com dados sistematizados para o processo de ensino e aprendizagem, assim como para a compreensão pelos docentes em uma perspectiva conceitual. Os tipos investigados são sala de aula invertida, aprendizagem baseada em problemas, aprendizagem baseada em projetos, instrução por pares, gamificação, cultura maker e rotação por estações. A metodologia é qualitativa, do tipo bibliográfico, de natureza descritiva. O resultado da sistematização conceitual aponta aspectos para o desenvolvimento do protagonismo, da autonomia, da criatividade, do potencial de reflexão para resolução de problemas, do pensamento analítico e de habilidades como trabalhar em conjunto, comprometimento, responsabilidade, entre outras. Como limitações, indica a heterogeneidade das salas de aula, o conhecimento dos professores sobre metodologias ativas e a transição da postura passiva para a ativa.

Palavras-chave: Metodologias Ativas; Cultura Maker; Aprendizagem.

 

Abstract

This article investigates contributions and limitations of different types of active methodologies with the aim of contributing systematized data to the teaching and learning process, as well as to understanding by teachers from a conceptual perspective. The types investigated are flipped classroom, problem-based learning, project-based learning, peer instruction, gamification, maker culture and station rotation. The methodology is qualitative, bibliographic and descriptive in nature. The result of the conceptual systematization points out aspects for the development of protagonism, autonomy, creativity, the potential for reflection to solve problems, analytical thinking and skills such as working together, commitment, responsibility, among others. As limitations, he pointed out the heterogeneity of classrooms, teachers' knowledge of active methodologies and the transition from a passive to an active stance.

Keywords: Active Methodologies; Maker Culture; Learning.

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Author Biographies

Regina Keiko Sato, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Administração, com área de concentração em atividades escolares pela FAE e em Magistério Superior pela Universidade Tuiuti do Paraná. Licenciada em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professora de Matemática da Rede Estadual de Ensino do Estado do Paraná. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Tessitura – Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática e do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática. Atua em pesquisas com foco na formação de professores, educação matemática, metodologias ativas e criatividade.

Ettiène Cordeiro Guérios, Universidade Federal do Paraná

Professora titular na Universidade Federal do Paraná. Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. Atua no Departamento de Teoria e Prática de Ensino, no Programa de Pós-Graduação em Educação (acadêmico) e no Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (profissional) da Universidade Federal do Paraná. Membro dos grupos de pesquisa certificados pelo CNPq: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano; Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática; e Estudos e Pesquisa Pedagogia, Complexidade e Educação. Líder do grupo de Estudos e Pesquisa Tessitura – Complexidade, Formação de Professores e Educação Matemática.

Jacques de Lima Ferreira, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Pós-doutor pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (Portugal) e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutor e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Licenciado em Pedagogia e Biologia. Graduado em Medicina Veterinária. Desenvolve estudos e pesquisas sobre formação de professores e metodologia da pesquisa em educação, principalmente nos seguintes temas: formação de professores em níveis de ensino e modalidades de educação diferentes, desenvolvimento profissional docente, prática pedagógica, tecnologias na educação, educação a distância, identidade atuação social do pedagogo e análise de dados qualitativos. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina.

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Published

12/08/2025

How to Cite

KEIKO SATO, R.; CORDEIRO GUÉRIOS, E.; DE LIMA FERREIRA, J. Metodologias ativas: tipos, conceitos e contribuições para a educação: Active methodologies: types, concepts and contributions to education. Revista Cocar, [S. l.], v. 23, n. 41, 2025. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4137. Acesso em: 5 dec. 2025.