A organização do trabalho pedagógico na escola: uma pesquisa do tipo estado da arte
Resumo
Este artigo apresenta uma investigação de abordagem qualitativa do tipo Estado da Arte sobre a Organização do Trabalho Pedagógico no contexto escolar. Teve o objetivo de mapear e analisar o que as pesquisas acadêmicas, teses e dissertações, evidenciam sobre o entendimento de Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) e sua relação com o trabalho do pedagogo no espaço escolar. A partir da análise dos dados realizada, diante da técnica de Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin (2011), foi possível identificar interpretações díspares acerca da temática, demonstrando que as ações que envolvem a OTP não se restringem somente ao trabalho desenvolvido pelo pedagogo/coordenador pedagógico, mas a todos os envolvidos no processo educativo, reafirmando a força do trabalho colaborativo e cooperativo dentro da escola.
Abstract
This article presents an investigation of a qualitative state of the art approach on the organization of pedagogical work in the school context. It aimed to map and analyze what academic research, theses and dissertations, evidence about the understanding of pedagogical work organization in the school space and its relationship with the work of the pedagogue in the school. Based on the data analysis performed, in the light of the Content Analysis technique proposed by Bardin (2011), it was possible to identify disparate interpretations about the theme, demonstrating that actions involving the Organization of Pedagogical Work are not restricted only to the work developed by the pedagogue/pedagogical coordinator, but to all those involved in the educational process, strengthening the strength of collaborative and cooperative work within the school.
Downloads
Downloads
Publicado
- Visualizações do Artigo 1333
- pdf downloads: 752