A organização do trabalho pedagógico na escola: uma pesquisa do tipo estado da arte

Autores

  • Flávia Regina de Oliveira Nazar flavianazar@gmail.com
    UFPR - Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0003-4258-7797
  • Jacques de Lima Ferreira drjacqueslima@hotmail.com
    Universidade Federal do Paraná
  • João Paulo Pooli jpooli55@gmail.com
    Universidade Federal do Paraná

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação de abordagem qualitativa do tipo Estado da Arte sobre a Organização do Trabalho Pedagógico no contexto escolar. Teve o objetivo de mapear e analisar o que as pesquisas acadêmicas, teses e dissertações, evidenciam sobre o entendimento de Organização do Trabalho Pedagógico (OTP) e sua relação com o trabalho do pedagogo no espaço escolar. A partir da análise dos dados realizada, diante da técnica de Análise de Conteúdo (AC) proposta por Bardin (2011), foi possível identificar interpretações díspares acerca da temática, demonstrando que as ações que envolvem a OTP não se restringem somente ao trabalho desenvolvido pelo pedagogo/coordenador pedagógico, mas a todos os envolvidos no processo educativo, reafirmando a força do trabalho colaborativo e cooperativo dentro da escola.

Abstract

This article presents an investigation of a qualitative state of the art approach on the organization of pedagogical work in the school context. It aimed to map and analyze what academic research, theses and dissertations, evidence about the understanding of pedagogical work organization in the school space and its relationship with the work of the pedagogue in the school. Based on the data analysis performed, in the light of the Content Analysis technique proposed by Bardin (2011), it was possible to identify disparate interpretations about the theme, demonstrating that actions involving the Organization of Pedagogical Work are not restricted only to the work developed by the pedagogue/pedagogical coordinator, but to all those involved in the educational process, strengthening the strength of collaborative and cooperative work within the school.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Regina de Oliveira Nazar, UFPR - Universidade Federal do Paraná

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná (2006) . Pedagoga da rede pública estadual de ensino do Paraná desde 2007. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino da UFPR.

Jacques de Lima Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Pós-Doutor pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal, Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - linha de pesquisa: Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores. Atualmente é Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino (Profissional) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico) da Universidade Federal do Paraná e Coordenador do curso de Licenciatura em Pedagogia da UNISOCIESC - Curitiba

João Paulo Pooli, Universidade Federal do Paraná

Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1984), especialista em Metodologia de Ensino e Pesquisa em Ciências Sociais, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999), pós-doutorado em Sociologia pelo Departament de Teoria Sociológica, Filosofia del Dret i Metodologia de les Ciències Socials da Universidade de Barcelona. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Planejamento e Administração Escolar, e professor permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação: Teoria e Prática da Universidade Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

01/09/2020
Métricas
  • Visualizações do Artigo 1117
  • pdf downloads: 688

Como Citar

DE OLIVEIRA NAZAR, F. R.; DE LIMA FERREIRA, J.; POOLI, J. P. A organização do trabalho pedagógico na escola: uma pesquisa do tipo estado da arte. Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3266. Acesso em: 8 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos