Cultura Material e História Pública em contexto rural: notas sobre um projeto de investigação na região centro de Portugal

Material Culture and Public History in a Rural Context: Notes on a Research Project in the Central Region of Portugal

Autores

Palavras-chave:

Memória; História Pública; Identidade.

Resumo

Neste artigo discutem-se as articulações entre a noção de memória e de património educativo, trazendo para o debate sobre a cultura material e imaterial da escola os contributos da História Visual e da História Pública Digital. Estes discursos, que se têm travado no campo historiográfico, encontram demonstração empírica num estudo recente: o projeto Memórias Resgatadas, Identidades (Re)construídas: Experiências de escolarização património e dinâmicas educativas locais, dinamizado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Estruturado em torno das noções de Memória, Património e Educação, a investigação permitiu pensar a educação a partir das experiências dos próprios sujeitos no sentido de transformar a memória em documento, e na partilha pública de memórias e histórias de vida ‘educacionais’ permitindo construir espaços de participação cívica e de reconstrução identitária.

Palavras-chave: Memória; História Pública; Identidade.

 

Abstract

This article explores the intersections between memory and educational heritage, enriching the debate on the material and immaterial culture of schools with insights from Visual History and Digital Public History. These historiographical discussions find empirical support in a recent study: the project 'Memories Rescued, Identities (Re)constructed: Schooling Experiences, Heritage, and Local Educational Dynamics,' led by the Institute of Education at the University of Lisbon. Centered on the concepts of Memory, Heritage, and Education, the research rethinks education through the lived experiences of individuals, aiming to transform memories into documented history. By publicly sharing these ‘educational’ memories and life stories, the project creates spaces for civic engagement and identity reconstruction.

Keywords: Memory; Public History; Identity.

             

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Isabel da Câmara Dias Madeira, Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Doutora em História da Educação, com especialização em Educação Comparada, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCE-UL, 2007). Licenciou-se em Sociologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL, 1989) e obteve um mestrado em Sociologia pela Faculdade de Economia, London School of Economics and Political Sciences, Universidade de Londres (LSE-UK, 1991). Foi professora visitante na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio, Brasil (2009-2011). Atualmente, é membro integrado na Unidade de Investigação do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (UIDEF), onde tem participado em vários projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) nas áreas de História da Educação, Educação Comparada, Educação Internacional, Cooperação Educativa e História da Educação Colonial.  

E-mail: madeira.anaisabel@gmail.com.  Orcid iD: https://orcid.org/0000-0001-6107-5370.  

 

Referências

ÁLVARO, J. Educação em territórios de baixa densidade: ensino profissional e desenvolvimento. O caso da Beira Interior Norte. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana) – Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Coimbra, 2013.

BANDINI, G. Educational memories and public history: a necessary meeting. In: YANES-CABRERA, C.; MEDA, J.; VIÑAO, A. (Eds.). School memories: new trends in the history of education. Cham: Springer, 2017. p. 143-155.

BENITO, A. E. Arqueologia y rituales de la escuela. In: MOGARRO, M. J. (Coord.). Educação e património cultural: escolas, objectos e práticas. Edições Colibri, 2015. p. 45-60.

BENITO, A. E. A escola como cultura: experiência, memória e arqueologia. São Paulo: Alínea, 2017.

BOURDIEU, P. L’illusion biographique. Actes de la Recherche en Sciences Sociales, n. 62-63, p. 69-72, 1986.

CABELEIRA, H. Património Educativo do Pinhal Interior Sul: Contributo para uma história pública visual da educação em meio rural. In: MADEIRA, A.; CABELEIRA, H.; MAGALHÃES, J. (eds.). Memórias resgatadas, identidades reconstruídas: experiências de escolarização, património e dinâmicas educativas locais. Lisboa: Colibri/IEUL, 2022. p. 227-305.

CAUVIN, T. The rise of Public History: An international perspective. Historia Crítica, v. 68, p. 3-26, 2018.

CAUVIN, T. Public history: a textbook of practice. New York: Routledge, 2022.

CAUVIN, T.; Van DONKERSGOED, J. Guide on how to do public history in urban spaces. Luxembourg: Université du Luxembourg/ Luxembourg Centre for Contemporary and Digital History/Historesch Gesinn, 2024.

CERTEAU, M. A escrita da história. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

CHERVEL, A. La culture scolaire: une approche historique. Paris: Bélin, 1998.

DEPAEPE, M.; SIMON, F. Educação e Património Cultural na Bélgica: Investigação consistente espera por iniciativas museológicas. In: MOGARRO, M. J. (Coord.). Educação e património cultural: escolas, objectos e práticas. Lisboa: Edições Colibri, 2015. p. 73-92.

DOSSE, F. Entre Histoire et Mémoire: une histoire sociale de la mémoire. Raison Présente, n. 128, p. 5-24, 1998.

DOSSE, F. Le moment Ricœur. Vingtième Siècle: Revue d’histoire, v. 69, n. 1, p. 137-152, 2001.

EUROPEAN UNION. Eurostat regional yearbook. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2021.

HAESBAERT, R.; BRUCE, G. A desterritorialização na obra de Deleuze e Guattari. Geographia, v. 4, n. 7, p. 7-22, 2009.

HARTOG, F. Regimes de historicidade: presentismo e experiências do tempo. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.

JOSSO, M.-C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Educa, 2002.

JOUTARD, P. História Oral: balanço da metodologia e da produção nos últimos 25 anos. In: FERREIRA, M.; AMADO, J. (org.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998. p. 31-45.

JULIA, D. La culture scolaire comme objet historique. Paedagogica Historica, v. 31, Supplementary Series, I, p. 353-382, 1995.

LAWN, M.; GROSVENOR, I. Introduction: the materiality of schooling. In: LAWN, M.; GROSVENOR, I. (Eds.). Materialities of schooling: design, technology, objects, routines. Oxford: Symposium Books, 2005. p. 7-17.

LE GOFF, J. História e memória. Lisboa: Edições 70, 2000.

MADEIRA, A. I.; SILVA, A. M. O património cultural da educação no espaço colonial: o legado do Colégio das Missões Ultramarinas. In: MOGARRO, M. J. (Coord.). Educação e património cultural: escolas, objectos e práticas. Lisboa: Edições Colibri, 2015. p. 345-385.

MAGALHÃES, J. O livro escolar como memória da educação. In: MOGARRO, M. J. (Coord.). Educação e património cultural: escolas, objectos e práticas. Lisboa: Edições Colibri, 2015. p. 135-140.

MEDA, J.; VIÑAO, A. School Memory: historiographical balance and heuristics perspectives. In: YANES-CABRERA, C.; MEDA, J.; VIÑAO, A. (Eds.). School memories: new trends in the history of education. Cham: Springer, 2017. p. 1-9.

MOGARRO, M. J. (Coord.). Educação e património cultural: escolas, objectos e práticas. Lisboa: Edições Colibri, 2015.

MOTA, B. A problemática dos territórios de baixa densidade. 2019. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2019.

MYERS, K.; GROSVENOR, I. Collaborative Research: History from Below. In: FACER, K.; DUNLEAVY, K. (Eds.). Connected communities foundation series. Bristol: University of Bristol/AHRC Connected Communities Programme, 2018.

NOIRET, S.; TEBEAU, M.; ZAAGSMA, G. (Eds.). Handbook of digital public history. Berlin: De Gruyter Oldenbourg, 2022.

NÓVOA, A. O espaço público da educação: um novo contrato social. In: MADEIRA, A.; CABELEIRA, H.; MAGALHÃES, J. (eds.). Memórias resgatadas, identidades reconstruídas: experiências de escolarização, património e dinâmicas educativas locais. Lisboa: Colibri/IEUL, 2022. p. 45-49.

PINEAU, G.; MICHELE, M. Produire sa vie: autoformation et autobiographie. Paris: Éditions Cooperatives Albert Saint-Martin, 1983.

POLLAK, M. Memória e identidade social. Estudos Históricos, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.

PORT, A. I. History from Below, the History of Everyday Life, and Microhistory. In: International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences. 2. ed. Amsterdam: Elsevier, 2015. p. 108-113.

RICOEUR, P. La mémoire, l’histoire, l’oubli. Paris: Seuil, 2000.

ROUSSO, H. Vichy, le grand fossé. Vingtième Siècle, v. 5, p. 55-80, 1985.

SALMI, H. What is digital history? Cambridge: Polity Press, 2021.

VIÑAO, A. La escuela y la escolaridad como objetos históricos: facetas y problemas de la historia de la educação. História da Educação, v. 12, n. 25, p. 9-54, 2008.

WIEVIORKA, A. L’Ère du témoin. Paris: Hachette, 1998.

Downloads

Publicado

20/12/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 2
  • pdf downloads: 3

Como Citar

DA CÂMARA DIAS MADEIRA, A. I. Cultura Material e História Pública em contexto rural: notas sobre um projeto de investigação na região centro de Portugal: Material Culture and Public History in a Rural Context: Notes on a Research Project in the Central Region of Portugal. Revista Cocar, [S. l.], n. 32, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/9713. Acesso em: 21 dez. 2024.