Nem letrada nem “vagabunda”: educação e trabalho de meninas paraenses na primeira república

Neither literate nor “skank”: education and work of young girls from pará during the period of the first republic

Autores

Palavras-chave:

Imaginário Social, Discursos, Fontes Judiciais, História da Educação no Pará

Resumo

Este artigo analisa a educação e o trabalho de meninas na cidade de Belém do Pará, durante a Primeira República. Para tanto, utilizou-se alguns dados das seguintes fontes judiciais: processos criminais de “menores”, no período de 1890 a 1905 catalogados no Centro de Memória da Amazônia – CMA; documentos da chefatura de polícia e livros de ocorrências da Cadeia Pública de São José, no período de 1886 a 1911, catalogados no Arquivo Público do Estado do Pará – APEP. Descreve-se a constituição da infância e o modelo de educação proposto para meninas pobres da capital paraense e sua relação com a prostituição; e o imaginário social na perspectiva histórico-crítica dos discursos jurídicos contidos nestes registros, de acordo com o código penal de 1890. Este estudo demonstra um viés da realidade socioeducacional e cultural brasileira de “menores” judicialmente condenados, no período republicano.

Palavras-chave: Imaginário Social; Discursos; Fontes Judiciais; História da Educação no Pará.

 

Abstract: The goal of this article is to analyze the education and work of young girls in the city of Belém do Pará during the period of the first republic. In order to do this, data of the following judicial sources have been gathered: criminal processes of minors from the period of 1890 through 1905 that were cataloged in the memory center of Amazonia - CMA; documents from the police office and log books from the public prison of São José during the period of 1886 to 1911. Those documents were cataloged in the public archives of the state of Pará - APEP. This article describes the constitution of the childhood and the educational model proposed to poor girls of the capital as well as its connection with prostitution. It also describes the social imaginary considering the historical-political perspective of the legal arguments in those registries, in accordance with the criminal code of 1890. This study demonstrates one side of the Brazilian socio educational and cultural reality of judicially convicted minors during the period of the first republic.

Keywords: Social Imaginary; Arguments; Judicial Sources; History of Education in Pará.

 

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Biografia do Autor

Liliane da Silva França Carrilho, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Pará. É membro dos Grupos de Sociedade, Ciência e Ideologia (SOCID) e Infâncias Amazônicas: Arte, Cultura e Educação de crianças em diferentes contextos (NUPEIA), da Escola de Teatro e Dança da UFPA (ETDUFPA). É filiada à Associação dos Pedagogos do Estado do Pará (ASSPEEPA) e da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Pesquisa os temas: História da Educação no Pará; Epistemologias e Métodos da Educação e Educação Memória e Identidade Cultural: Interfaces entre Sociologia e Literatura. E-mail: lilafrcs@yahoo.com.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9006-6382  

Denise Simões Rodrigues, Universidade do Estado do Pará - UEPA

Doutora em Sociologia na Universidade Federal do Ceará. Professora Titular de Sociologia da Universidade do Estado do Pará. Atualmente coordena projeto voltado para a análise das relações entre a sociedade e a história da educação na Amazônia, com ênfase na segunda metade do século XX e pesquisa também as interfaces entre a Literatura e a Sociologia no processo de elaboração identitária na Amazônia. É membro do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire do CCSE/UEPA, e professora associada da ANPED e a SBHE. Lidera o grupo de pesquisa Sociedade, Ciência e Ideologia do CCSE/UEPA. E-mail: dedecasimoes47@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3271-1021

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Publicado

25/08/2023
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Como Citar

CARRILHO, L. da S. F.; SIMÕES RODRIGUES, D. Nem letrada nem “vagabunda”: educação e trabalho de meninas paraenses na primeira república: Neither literate nor “skank”: education and work of young girls from pará during the period of the first republic. Revista Cocar, [S. l.], v. 18, n. 36, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7368. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos