O Estado da Arte em pesquisas sobre o uso pedagógico dos espaços não formais no Amazonas

The State of the Art in research in the pedagogical use of non-formal spaces in the Amazonas

Autores

Palavras-chave:

Espaços não formais, Ensino de ciências, Biologia, Amazonas

Resumo

Este trabalho, de natureza teórica, tem como objetivo investigar o panorama das pesquisas sobre o ensino de ciências e biologia em espaços não formais no estado do Amazonas. Os dados foram coletados na base de dados Google Scholar. Na respectiva linha de tempo definida pelos autores, foram encontrados vinte cinco resultados que corroboraram com as premissas desta pesquisa. A partir da análise crítica dos textos selecionados, evidencia-se a relevância do papel pedagógico que se manifesta nos espaços não formais, nos quais a pluralidade de conceitos traz novos significados para o ensino e a aprendizagem. No entanto, é importante ressaltar que ainda há muito a ser compreendido para que o uso desses espaços seja uma realidade constante nas escolas do estado do Amazonas.

Palavras-chave: Espaços não formais; Ensino de ciências; Biologia; Amazonas.

 

 

Abstract

This work, of a theoretical nature, aims to investigate the outlook of research on the teaching of science and biology in non-formal spaces in the state of Amazon. Data were collected from the Google Scholar database. In the timeline defined by the authors, twenty-five results were found that confirmed the premises of this research. From the critical analysis of the selected texts, the relevance of the pedagogical role that manifests itself in non-formal spaces, in which the plurality of concepts brings new meanings to teaching and learning, is widely shown. However, it is important to emphasize that there is still much to be understood to use these spaces as a permanent reality in schools in the Amazon.

Keywords: Non-formal spaces; Science teaching; Biology; Amazon.

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Biografia do Autor

Alessandra Trindade Cid Barros, Universidade do Estado do Amazonas. Escola Normal Superior. Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia

Bióloga e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia da Universidade do Estado do Amazonas. E-mail:  atcb.mca22@uea.edu.br. Orcid: https//orcid.org/ 0000-0002-3663-2910

Luciane Lopes de Souza, Universidade do Estado do Amazonas. Escola Normal Superior. Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia

Doutora em Zoologia pelo Museu Paraense Emílio Goeldi e Universidade Federal do Pará (MPEG/UFPA). Coordenadora Geral do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade do Estado do Amazonas (PARFOR/UEA). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC).  E-mail: llopes@uea.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1635-460X

Silvia Regina Sampaio Freitas, Universidade do Estado do Amazonas

Doutora em Genética pelo Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz (IOC/FIOCRUZ). Coordenadora Adjunta do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica da Universidade do Estado do Amazonas (PARFOR/UEA). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC). E-mail: srfreitas@uea.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2987-7837

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Publicado

05/07/2024
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Como Citar

BARROS, A. T. C.; SOUZA, L. L. de; FREITAS, S. R. S. O Estado da Arte em pesquisas sobre o uso pedagógico dos espaços não formais no Amazonas: The State of the Art in research in the pedagogical use of non-formal spaces in the Amazonas. Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8121. Acesso em: 12 jul. 2024.