O ensino de Ecologia em espaços não formais: percepções de alunos do Ensino Médio Técnico no Sul do Amazonas

Autores

  • Venicio Favoretti snakepro10@gmail.com
    Instituto Federal do Amazonas
  • Viviane Vidal da Silva silvavv@gmail.com
    Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. http://orcid.org/0000-0002-0887-7523
  • Renato Abreu Lima renatoabreu07@hotmail.com
    Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. http://orcid.org/0000-0003-0006-7654

Resumo

O uso de espaços não formais de ensino pode configurar como uma estratégia eficiente no processo de ensino aprendizagem na disciplina de Biologia, possibilitando que o estudante visualize determinados fenômenos onde os mesmos se processam. Partindo dessa observação, o presente artigo, tem por objetivo, verificar a percepção diante do desenvolvimento de aulas, com a temática ecologia, em espaços não formais de ensino, tendo como sujeitos, alunos do terceiro ano do Ensino Médio Técnico Integrado, do Instituto Federal do Amazonas, Campus Humaitá. A sequência didática empregada foi a aula expositiva dialogada associada à aula de campo em ambientes naturais. Os dados analisados no presente trabalho foram coletados por meio da observação, aplicação de questionários e entrevistas. A partir da realização das estratégias didáticas, constatou-se que o uso de espaços não formais de ensino, possibilita construir um ambiente de aprendizagem com maior interatividade, motivação, participação entre os envolvidos e relação com a realidade dos educandos, descontruindo a ideia de padrões de ensino engessados em metodologias pautadas na abstração de conceitos.   

Abstract

The use of non-formal teaching spaces can be configured as an efficient strategy in the teaching-learning process in the discipline of Biology, allowing the student to visualize certain phenomena where they occur. Based on this observation, this article aims to verify the perception of the development of classes, with the theme of ecology, in non-formal teaching spaces, having as subjects, students of the third year of Integrated Technical High School, from the Federal Institute do Amazonas, Campus Humaitá. The didactic sequence used was the expository class dialogued associated with the field class in natural environments. The data analyzed in the present study were collected through observation, questionnaires and interviews. From the realization of didactic strategies, it was found that the use of non-formal teaching spaces makes it possible to build a learning environment with greater interactivity, motivation, participation among those involved and a relationship with the reality of students, deconstructing the idea of ​​standards teaching methods based on methodologies based on the abstraction of concepts.

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Biografia do Autor

Viviane Vidal da Silva , Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente.

Possui Doutorado em Ecologia Aplicada pela ESALQ/USP (2012), mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade Federal Fluminense (2002), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1997) e Graduação em Geografia pelo Claretiano Centro Universitário (2019). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Amazonas, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente. Foi Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais/ IEAA-UFAM. Desenvolve pesquisa nos temas: Uso da terra e gestão e dinâmica territorial ambiental na Amazônia. É líder do grupo de pesquisa Política, Cultura e Meio Ambiente no contexto amazônico (CNPQ) e pesquisadora do Grupo de pesquisa Gestão Territorial e Geografia Agrária (CNPQ).

Renato Abreu Lima , Universidade Federal do Amazonas, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente.

Graduado em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário São Lucas; Especialista em Gestão Ambiental pela mesma instituição; Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) atuando nas áreas de Ciências, Ensino de Botânica e Ciências Ambientais. Membro da Sociedade Botânica do Brasil (SBB). CRBio-6 sob nº 073096/AM-D.

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Publicado

01/09/2020
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Como Citar

FAVORETTI, V.; VIDAL DA SILVA , V. .; ABREU LIMA , R. O ensino de Ecologia em espaços não formais: percepções de alunos do Ensino Médio Técnico no Sul do Amazonas . Revista Cocar, [S. l.], v. 14, n. 30, 2020. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3600. Acesso em: 8 dez. 2024.

Edição

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Artigos