O ensino de Ecologia em espaços não formais: percepções de alunos do Ensino Médio Técnico no Sul do Amazonas
Resumo
O uso de espaços não formais de ensino pode configurar como uma estratégia eficiente no processo de ensino aprendizagem na disciplina de Biologia, possibilitando que o estudante visualize determinados fenômenos onde os mesmos se processam. Partindo dessa observação, o presente artigo, tem por objetivo, verificar a percepção diante do desenvolvimento de aulas, com a temática ecologia, em espaços não formais de ensino, tendo como sujeitos, alunos do terceiro ano do Ensino Médio Técnico Integrado, do Instituto Federal do Amazonas, Campus Humaitá. A sequência didática empregada foi a aula expositiva dialogada associada à aula de campo em ambientes naturais. Os dados analisados no presente trabalho foram coletados por meio da observação, aplicação de questionários e entrevistas. A partir da realização das estratégias didáticas, constatou-se que o uso de espaços não formais de ensino, possibilita construir um ambiente de aprendizagem com maior interatividade, motivação, participação entre os envolvidos e relação com a realidade dos educandos, descontruindo a ideia de padrões de ensino engessados em metodologias pautadas na abstração de conceitos.
Abstract
The use of non-formal teaching spaces can be configured as an efficient strategy in the teaching-learning process in the discipline of Biology, allowing the student to visualize certain phenomena where they occur. Based on this observation, this article aims to verify the perception of the development of classes, with the theme of ecology, in non-formal teaching spaces, having as subjects, students of the third year of Integrated Technical High School, from the Federal Institute do Amazonas, Campus Humaitá. The didactic sequence used was the expository class dialogued associated with the field class in natural environments. The data analyzed in the present study were collected through observation, questionnaires and interviews. From the realization of didactic strategies, it was found that the use of non-formal teaching spaces makes it possible to build a learning environment with greater interactivity, motivation, participation among those involved and a relationship with the reality of students, deconstructing the idea of standards teaching methods based on methodologies based on the abstraction of concepts.
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