Compreensões sobre Desenvolvimento Sustentável e suas dimensões: um estudo comparativo entre estudantes ingressantes e concluintes de engenharia

Understandings about Sustainable Development and its dimensions: a comparative study between incoming and graduating engineering students

Autores

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Educação em Engenharia, Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)

Resumo

A fim de investigar se o processo formativo tem sido capaz de construir e ampliar entendimentos sobre as dimensões ambiental, econômica e social das soluções de engenharia, a coleta de informações foi realizada por meio da aplicação de dois questionários – um para os estudantes ingressantes e outro para os estudantes concluintes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC – e as categorizações e análises decorrentes foram feitas, principalmente, com o emprego da metodologia de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que é necessário avançar na articulação de estratégias formativas – consistentes, permanentes e metodologicamente estruturadas – de discussão e, principalmente, de implementação de soluções tecnológicas no âmbito das relações entre meio ambiente, economia e sociedade.

Palavras-chave: Sustentabilidade; Educação em Engenharia; Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).

 

 

Abstract

In order to investigate whether the training process has been able to build and expand understandings about the environmental, economic and social dimensions of engineering solutions, the collection of information was carried out through the application of two questionnaires – one for incoming students and another for the graduating students of the Environmental and Sanitary Engineering course at Universidade Federal da Fronteira Sul, in Chapecó/SC – and the resulting categorizations and analyzes were made, mainly, with the use of the Content Analysis methodology. The results indicate that it is necessary to advance in the articulation of formative strategies – consistent, permanent and methodologically structured – for discussion and, mainly, for the implementation of technological solutions within the scope of relations between the environment, economy and society.

Keywords: Sustainability; Engineering Education; Science, Technology and Society (STS).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Ivan Snigura, Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC

Engenheiro Ambiental e Sanitarista formado pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC.

E-mail: marcossnigura@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0000-7452-7452

 

Leandro Bordin, UFFS

Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia Civil, Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó/SC. Realiza trabalhos e pesquisas sobre as implicações sociais e ambientais da ciência e da tecnologia no âmbito da educação tecnológica e, especialmente, da educação em engenharia.

E-mail: lbordin@uffs.edu.br Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4703-6671

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BARRETO, Nathalia Lima. O Princípio do Desenvolvimento Sustentável. Cadernos de Direito, v. 11, n. 20, p. 47-65, 30 jun. 2011.

BORDIN, Leandro. A educação em engenharia numa perspectiva sociotécnica. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018.

BRASIL. Política Nacional do Meio Ambiente. Brasília, 31 ago. 1981. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm. Acesso em: 15 fev. 2022.

BRASIL. Constituição Federal. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 15 fev. 2022.

BRASIL. Resolução CNE/CES 2/2019: Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Brasília, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=112681-rces002-19&category_slug=abril-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 fev. 2022.

CASTRO, Emanuelle Maria Gomes; GOMES, Raimunda Kelly Silva. Percepção sobre educação e sustentabilidade dos discentes do curso de Engenharia Ambiental da Universidade do Estado do Amapá. In: Anais X Encontro Pesquisa em Educação Ambiental, VII Encontro Sergipano de Educação Ambiental, São Cristóvão: Ueap, 2019.

CRUVINEL, Karla Alcione; MARÇAL, Débora Raíssa; LIMA, Yan Carlo Rodrigues. Evolução da Engenharia Ambiental no Brasil. In: Anais Congresso Brasileiro de gestão Ambiental. Belo Horizonte: Ibeas, 2014.

DIAS, Guilherme Vieira; TOSTES, José Glauco Ribeiro. Desenvolvimento sustentável: do ecodesenvolvimento ao capitalismo verde. Revista da Sociedade Brasileira de Geografia, Brasília, v. 2, n. 2, p. 1-20, jan. 2009.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

JACOBI, Pedro. Educação e meio ambiente: transformando as práticas. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 0, n. 0, p. 28-35, jan. 2004.

LARA, Pedro Túlio de Resende. Sustentabilidade em instituições de ensino superior. Revista Monografias Ambientais, v. 7, n. 7, p. 1646-1656, 2012.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARIANI, Antonio de Abreu. O Relatório Limites do Crescimento revisitado. Revista Jurisfib, v. 8, n. 8, p. 721-747, dez. 2017.

MIHELCIC, James R.; ZIMMERMAN, Julie Beth. Engenharia ambiental: fundamentos, sustentabilidade e projeto. 2. ed. Rio de Janeiro: Ltc, 2018.

MINAYO, Maria Cecília Souza (Org.); Deslandes, Suely Ferreira.; Neto, Otávio Cruz.; Gomes, Romeu. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 30. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

MONTIBELLER-FILHO, Gilberto. O mito do desenvolvimento sustentável: meio ambiente e custos sociais no moderno sistema produtor de mercadorias. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 2004.

NAÇÕES UNIDAS BRASIL. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 15 fev. 2022.

OLIVEIRA, Gilson Batista de. Uma discussão sobre o conceito de desenvolvimento. Revista da Fae, v. 5, n. 2, p. 37-48, maio 2002.

ONU. Declaração da Conferência de ONU no Ambiente Humano. Estocolmo, 1972.

ONU. Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. Nosso Futuro Comum. 2. ed. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1991.

ONU. Agenda 21 Global. Rio de Janeiro, 1992.

PEREIRA, José Bráulio. Sustentabilidade: um desafio para engenharia. Revista Instituto de Educação Tecnológica, 2016.

ROCHA, Rossana de Araújo. A conscientização e a ação conjunta de governos, sociedades e agentes econômicos para a viabilização do desenvolvimento sustentável. TCC (Curso de Direito Ambiental). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.

SCATOLIN, Fábio Dória. Indicadores de desenvolvimento: um sistema para o estado do Paraná. Dissertação (Mestrado em Economia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1989.

SILVA, Paulo Sérgio Araújo da; GOMES, Fabiane Frances Araújo; BRASIL, Mateus Henrique Trajano. Concepções de desenvolvimento sustentável em alunos do curso de engenharia ambiental: a crítica de um conceito. In: Anais IX Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, XV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental e III Fórum Latino Americano de Engenharia e Sustentabilidade. Belo Horizonte, 2017.

VEIGA, José Eli da. Desenvolvimento sustentável: o desafio do século XXI. Editora Garamond, 2005.

YIN, Robert. K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. 2. ed. Porto Alegre (RS): Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

29/05/2024
Métricas
  • Visualizações do Artigo 113
  • pdf downloads: 55

Como Citar

SNIGURA, M. I.; BORDIN, L. Compreensões sobre Desenvolvimento Sustentável e suas dimensões: um estudo comparativo entre estudantes ingressantes e concluintes de engenharia: Understandings about Sustainable Development and its dimensions: a comparative study between incoming and graduating engineering students . Revista Cocar, [S. l.], v. 20, n. 38, 2024. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/8064. Acesso em: 24 nov. 2024.