Compreensões sobre Desenvolvimento Sustentável e suas dimensões: um estudo comparativo entre estudantes ingressantes e concluintes de engenharia
Understandings about Sustainable Development and its dimensions: a comparative study between incoming and graduating engineering students
Palavras-chave:
Sustentabilidade, Educação em Engenharia, Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS)Resumo
A fim de investigar se o processo formativo tem sido capaz de construir e ampliar entendimentos sobre as dimensões ambiental, econômica e social das soluções de engenharia, a coleta de informações foi realizada por meio da aplicação de dois questionários – um para os estudantes ingressantes e outro para os estudantes concluintes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó/SC – e as categorizações e análises decorrentes foram feitas, principalmente, com o emprego da metodologia de Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que é necessário avançar na articulação de estratégias formativas – consistentes, permanentes e metodologicamente estruturadas – de discussão e, principalmente, de implementação de soluções tecnológicas no âmbito das relações entre meio ambiente, economia e sociedade.
Palavras-chave: Sustentabilidade; Educação em Engenharia; Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS).
Abstract
In order to investigate whether the training process has been able to build and expand understandings about the environmental, economic and social dimensions of engineering solutions, the collection of information was carried out through the application of two questionnaires – one for incoming students and another for the graduating students of the Environmental and Sanitary Engineering course at Universidade Federal da Fronteira Sul, in Chapecó/SC – and the resulting categorizations and analyzes were made, mainly, with the use of the Content Analysis methodology. The results indicate that it is necessary to advance in the articulation of formative strategies – consistent, permanent and methodologically structured – for discussion and, mainly, for the implementation of technological solutions within the scope of relations between the environment, economy and society.
Keywords: Sustainability; Engineering Education; Science, Technology and Society (STS).
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