Atividades docentes na engenharia e suas articulações com o projeto de universidade pública e popular

Teaching activities in engineering and their articulations with the public and popular university

Autores

Palavras-chave:

Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), Educação em Engenharia, Tecnologia Social

Resumo

Com o objetivo de analisar de que forma as atividades docentes no campo das engenharias se articulam com o projeto de universidade pública e popular, a presente pesquisa, de abordagem qualitativa, foi construída por meio de entrevistas semiestruturadas com vinte e nove professores de cinco cursos de engenharia da Universidade Federal da Fronteira Sul. As análises decorrentes foram realizadas usando a metodologia de Análise de Conteúdo. Os resultados apontam para: (a) o caráter disciplinar e descontextualizado do ensino; (b) a pesquisa de cunho capitalista como elemento central do trabalho docente; (c) a extensão como porta de entrada para o estabelecimento de atividades formativas de caráter sociotécnico; e (d) a quase ausência de experiências no âmbito da Tecnologia Social.

Palavras-chave: Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Educação em Engenharia; Tecnologia Social.

 

Abstract

With the objective of analyzing how teaching activities in the field of engineering are articulated with the public and popular university project, this research, with a qualitative approach, was constructed through semi-structured interviews with twenty-nine professors from five courses of engineering at Universidade Federal da Fronteira Sul. The resulting analyzes were performed using the Content Analysis Methodology. The results point to (a) the disciplinary and decontextualized nature of teaching; (b) capitalist research as a central element of teaching work; (c) the extension as a gateway to the establishment of sociotechnical training activities; and (d) the near absence of experiences in the field of Social Technology.

Keywords: Science, Technology and Society (STS). Engineering Education. Social Technology.

 

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Bordin, UFFS

Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia Civil, Doutor em Educação Científica e Tecnológica. Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó/SC. Realiza trabalhos e pesquisas sobre as implicações sociais da ciência e da tecnologia no âmbito da educação tecnológica e, especialmente, da educação em engenharia.

E-mail: lbordin@uffs.edu.br. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4703-6671.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale; BAZZO, Jilvania Lima dos Santos. Conversando sobre educação tecnológica. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2014.

BENAKOUCHE, Tamara. Tecnologia é Sociedade: contra a noção de impacto tecnológico. Cadernos de Pesquisa. n. 17, set. 1999.

BRASIL. Plano Nacional de Educação (PNE). Plano Nacional de Educação 2014-2024: Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, que aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014.

BRASIL. Resolução CNE/CES 2/2019. Diário Oficial da União, Brasília, 26 de abril de 2019, Seção 1, p. 43-44.

DAGNINO, Renato Peixoto. A Tecnologia Social e seus desafios. In: LASSANCE Jr. et. al. (Org). Tecnologia Social: uma estratégia para o desenvolvimento. Rio de Janeiro, Fundação Banco do Brasil, 2004. p. 187-210.

DAGNINO, Renato Peixoto. Em direção a uma teoria crítica da tecnologia. In: DAGNINO, Renato Peixoto (Org). Tecnologia social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas: IG/UNICAMP, 2009. p. 73-112.

DAGNINO, Renato. Tecnologia Social: contribuições conceituais e metodológicas. Campina Grande: EDUEPB e Editora Insular. 2014.

GARCÍA, Marta I. Ganzález. CEREZO, José A. López. LÓPEZ, José L. Luján. Ciencia, Tecnología y Sociedad: una introducción al estudio social de la ciencia y la tecnología. Madrid: Tecnos, 1996.

LINSINGEN, Irlan. Perspectivas curriculares CTS para o ensino de engenharia: uma proposta de formação universitária. Linhas Críticas (UnB), v. 21, p. 297-317, 2015.

MEDINA, Manuel. La Filosofía de la Tecnocracia In: MEDINA, Manuel; Sanmartín, José (Org). Ciencia, Tecnología y Sociedad: estudios interdiscipinares em la universidad, em la educación y em la gestión pública. Barcelona: Anthropos, 1990. p. 153-167.

MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

NOVAES, Henrique T.; DIAS, Rafael. Contribuições ao Marco Analítico-Conceitual da Tecnologia Social. In: DAGNINO, Renato Peixoto (Org). Tecnologia social: ferramenta para construir outra sociedade. Campinas: IG/UNICAMP, 2009. p. 17-53.

PACEY. Arnold. La Cultura de la Tecnología. Cidade do México: Fondo de Cultura Económica, 1990.

THOMAS, Hernan. Estructuras cerradas versus procesos dinámicos: trayectorias y estilos de innovación y cambio tecnológico. In: THOMAS, Hernan; BUCH, Alfonso (Org). Actos, actores y artefactos: sociologia de la tecnologia. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2008, p. 217-262.

UFFS. RESOLUÇÃO Nº 6/2012 – CONSUNI/CGRAD, que aprova o modelo de implantação da reserva de vagas para a política de ingresso nos cursos de graduação da UFFS. Chapecó: 2012. Disponível em: . Acesso em 24 mar. 2023.

UFFS. PDI: Plano de Desenvolvimento Institucional 2019-2023. Chapecó: UFFS, 2019. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2023.

UFFS. A Instituição. Disponível em: . Acesso em: 24 mar. 2023.

UFSC. Projeto Pedagógico do curso de graduação em Engenharia Têxtil – bacharelado. UFSC Campus Blumenau: 2013. Disponível em: <http://textil.blumenau.ufsc.br/files/2014/05/ppc_textil.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2023.

WINNER, Langdon. La Ballena y el Reactor: una búsqueda de los limites em la era de la alta tecnología. Barcelona: Gedisa editorial, 1987.

YIN, Robert. K. Estudo de caso: Planejamento e Métodos. 3. ed. Porto Alegre(RS): Bookman, 2005.

Downloads

Publicado

22/12/2023
Métricas
  • Visualizações do Artigo 39
  • pdf downloads: 21

Como Citar

BORDIN, L. Atividades docentes na engenharia e suas articulações com o projeto de universidade pública e popular: Teaching activities in engineering and their articulations with the public and popular university . Revista Cocar, [S. l.], v. 19, n. 37, 2023. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/7654. Acesso em: 29 abr. 2024.